Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O PODER ASSOLADOR DO DIABO

44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44).
10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10.10).

Introdução

O diabo está vivo e possui grande poder. Os servos de Deus precisam estar atentos para evitarem que o inimigo interfira em suas vidas, roubando-lhes suas riquezas espirituais e afastando-lhes de Jesus e da comunhão com Ele.
O diabo tem um poder avassalador, mas nem sempre foi assim, pois a Bíblia diz que ele, em seu estado original, era perfeito, sábio e formoso: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura (Ez 28.12); era um querubim de Deus: Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas (Ez 28.14); era santo e justo: Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti (Ez 28.15). Assim era o diabo, mas caiu devido ao orgulho: Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem (Ez 28.17).
Desde então a trajetória do diabo tem sido de destruição. Ele se rebelou contra Deus e levou consigo cerca da terça parte do exército dos céus e todos foram expulsos do céu e serão julgados por Deus. Judas, falando a respeito deles disse: e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia (Jd 6). Sendo expulso do céu o diabo foi lançado pra Terra e lá no Jardim do Éden fez errar a recente criação de Deus: o homem, semeando novamente morte e destruição.
Jesus, falando do diabo, disse que ele nunca se firmou na verdade e que fora homicida desde o princípio, se tornando no pai da mentira. Este é o inimigo de Deus e este é o nosso inimigo. Jesus, em nosso texto, faz uma alusão ao diabo ao falar sobre o ladrão. Vamos ver o poder que ele tem de destruir:

1 – O poder do diabo de roubar

10 O ladrão vem somente para roubar...

Este é o poder do diabo, o poder de roubar, usurpar o que não lhe pertence. Mas, o que ele pode roubar de nós?

A – Ele rouba a alegria do coração

O rei Davi, logo após ter dado lugar ao diabo em seu coração e ter adulterado com Bete-Seba e assassinado seu marido, disse após a visita do profeta Natã:

12 Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário (Sl 51.12).

Ele não tinha mais alegria, pois ela fora usurpada pelo diabo por causa do pecado. É muito triste hoje ver tantas pessoas tristes, amargas, porque se envolveram com o pecado, caíram no laço do diabo e são mantidos em suas garras tensos, revoltados, amargurados por causa da opressão que o pecado e o diabo têm sobre suas vidas. São pessoas que possuem um semblante carregado por viverem com seus corações cheios de amarguras.
Cuidado! O diabo não gosta de ver ninguém alegre! A única alegria que ele permite é a alegria da farra, da bebedeira, da orgia, porque são da carne e são passageiras, quando ela termina um vazio tremendo toma conta da pessoa e ela tem que voltar novamente para sua imundícia para poder ter momentos alegres novamente. É um círculo vicioso que não tem fim.

B – Ele rouba o fervor do Espírito Santo no coração

O diabo não tem prazer de ver um crente fervoroso no Espírito. Quando isso acontece, ele levanta dificuldades e faz oposição a este crente tentando com seus recursos acabar com a perseverança deste crente. A Bíblia nos adverte:

19 Não apagueis o Espírito (1 Ts 5.19).

Paulo usa a expressão “apagar” pensando em um candeeiro, o que chamamos de lamparina. Enquanto aceso, o candeeiro pode iluminar, mas se o deixarmos apagar, o resultado será as trevas e é justamente isso que o diabo quer: que vivamos perdidos nas trevas.
O crente apaga o Espírito Santo em sua vida quando não O têm mais como precioso. Isso acontece quando a voz do pecado soa mais alto para nós que a voz do Espírito Santo. Quando isso acontece é sinal que já o apagamos em nossa vida! E quando isso ocorre, nossa vida fica triste, nossa comunhão com Deus perde a intensidade e nos tornamos apenas religiosos, sem contato algum com o céu.

C – Ele rouba a comunhão com Deus

O maior prazer do diabo é cortar nossa comunhão com Deus; esta é a sua vitória: nos afastar de Deus. Quando criado e colocado no jardim do Éden, o homem vivia em uma perfeita comunhão com Deus, que vinha todos os dias visitá-los e conversava com eles. Mas, o diabo, insatisfeito com esta comunhão entre Deus e sua criação, interferiu com seu poder destruidor:

1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? (Gn 3.1).

A mulher deu ouvidos à serpente e o homem ouviu sua mulher e os dois pecaram e caíram de seu estado original, acontecendo com eles o mesmo que aconteceu com o diabo e assim como o diabo foi expulso do céu, o homem foi expulso do jardim do Éden. E se não fosse a misericórdia de Deus o destino do homem teria sido o mesmo do diabo e de seus demônios, mas Deus deu um basta nas obras do diabo quando anunciou aquele que esmagaria a cabeça da serpente: Jesus Cristo.

2 – O poder do diabo de matar


O diabo não tem o poder somente de roubar, ele tem também o poder de matar e ele faz isto impiedosamente, mas o que ele pode matar?

A – Ele pode matar o amor em seu coração

Em uma das cartas de Jesus para as igrejas, Ele condena uma delas, Éfeso, por ter permitido que o diabo matasse o amor em seus corações:

4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas (Ap 2.4,5).

O problema dos efésios não era uma questão de doutrina, mas de amor. A igreja de Éfeso era firme na doutrina, porém, esta igreja começa a cair em um ponto, pois abandonou seu primeiro amor. Esqueceram-se dos grandes mandamentos que formam a base para todos os ensinamentos de Deus:

36 Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?
37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
38 Este é o grande e primeiro mandamento.
39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas (Mt 22.37-40).

Não tem nada mais terrível para uma Igreja do que ela caminhar e continuar seu trabalho, ter movimento e realizações, ter planos e projetos, ser firme, mas ao mesmo tempo não ter comunhão, não ter amor, não ter entrosamento, não ter comprometimento com Deus e com os homens.
Alguém pode ser fiel sem amar. Uma esposa pode ser fiel ao seu marido, nunca traí-lo, mas também nunca amá-lo com todo vigor de seu coração. O marido pode ser fiel a sua mulher sem nunca traí-la, mas também nunca dedicar a ela o seu amor. A Igreja de Éfeso era fiel a Jesus, mas não estava dedicando a Ele todo o seu amor, porque permitiu que o diabo tivesse vitória nesta área de suas vidas.

B – Ele pode matar a esperança em seu coração

Não deve haver algo mais triste do que perder a esperança. A esperança é o combustível que nos mantém acesos, ativos, perseverantes e ansiosos pelo amanhã. Sem esperança não há vida, não há razão de ser, não há motivação para se continuar a lutar; quando perdemos a esperança entregamos os pontos, penduramos a chuteira e o diabo sabe disso, por isso que ele luta tanto para tirar de nosso coração a esperança. Temos um exemplo na Bíblia de uma pessoa que um dia perdeu toda esperança, que achou que chegou o fim para ela, que não havia mais jeito, que não havia mais solução, esta pessoa é Noemi:

11 Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?
12 Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos,
13 esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão (Rt 1.11-13).

Noemi perdeu o marido e perdeu os filhos. Noemi, agora, está em terra estranha, viúva, sem filhos, sem dinheiro, sem amigos e sem família. Ela fugiu para escapar da crise e encontrou-a cara a cara. Ficou viúva e pobre em terra estranha. Ali, Noemi sofreu as mais profundas perdas de sua vida. Perdas não de coisas, mas de pessoas. Noemi não perdeu apenas dinheiro, mas relacionamento. Não perdeu apenas o supérfluo, mas o essencial: a esperança. Ali, Noemi viveu o drama da solidão. Ela ficou só em uma terra estranha. Não tinha ninguém para socorrê-la, não tinha um parente para buscar ajuda. Ela estava absolutamente só e sem esperança, pois pensou que não havia mais futuro, que a vida dela tinha acabado.
E sabe o que é pior? Segundo Noemi, Deus havia descarregado a sua mão contra ela. Deus havia pesado a mão sobre ela. Deus a estava esmagando e achatando. Noemi pensa que Deus é o grande protagonista de sua tragédia. Ela atribui a Deus todo o seu sofrimento, a sua viuvez, a perda de seus filhos, e agora, a perda e a despedida de suas noras. É isso mesmo que o diabo quer que pensamos de Deus. Ele não quer que vejamos Deus como uma Pessoa que nos ama, que cuida, mas quer que o vejamos como um algoz.
Noemi não divisava o que Deus estava para fazer: levantar um homem rico em Israel, um homem piedoso em Israel, que haveria de desposar Rute, sua nora e haveria de dar a ela um neto que iria perpetuar na história a sua família, que haveria de ser, mais tarde, um instrumento para a chegada do próprio Messias, uma família que está registrada na genealogia do próprio Filho de Deus. Não permita que o diabo destrua a esperança em seu coração.

C – Ele pode matar a fé em seu coração

Sem fé é impossível agradar a Deus. O diabo jamais vai querer que você agrade a Deus, por isso ele vai fazer de tudo para acabar com sua fé, para te fazer negar sua fé. Aconteceu isso com Pedro:

31 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos (Lc 22.31).

Por ação do diabo Pedro negou a Jesus, mas se arrependeu e voltou para seu Mestre. O diabo não conseguiu matar a sua fé. Quando se perde a fé, perde-se a capacidade de confiar e é isso que o diabo quer fazer em sua vida: tirar de você a capacidade de confiar em Deus. Outro exemplo encontramos na parábola do semeador:

12 A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos (Lc 8.12).

A semente à beira do caminho tinha raiz superficial. Isso significa dar uma atenção superficial a Deus e desprezar o Evangelho de Jesus Cristo. Quantas pessoas não são assim e se tornam um alvo fácil para o diabo.
O diabo pode vir na pessoa de amigos, parentes, professores, colegas de trabalho ou namorados, para fazer com que você desista e perca o interesse pelo Evangelho. O diabo aponta todas as desvantagens e perigos que vai enfrentar se insistir em ser um crente em Jesus. Então, sem analisar o outro lado, isto é, a salvação e todas as bênçãos que a seguem pela eternidade, você pode ser levado a entender falsamente que ser um cristão é um atraso de vida.
Quando alguém vem e diz que o Evangelho é coisa de gente atrasada, pregado por espertalhões, não está dizendo a verdade, mas está jogando areia na sua fé. A aceitação do Evangelho nunca foi atraso de vida. Pelo contrário, já tirou, tira e sempre vai tirar muita gente da miséria espiritual. Ter Jesus como Senhor de nossa vida é a maior riqueza que se possa ter. Não de ouvidos aos cochichos do diabo, não seja como uma semente à beira do caminho que é pisada ou devorada pelas aves.

3 – O poder do diabo de destruir

O diabo não tem somente o poder de roubar e matar, ele tem também o poder de destruir. E o que ele pode destruir em você:

A – Ele pode destruir os relacionamentos

Um exemplo que temos disso é Jó:

18 Também este falava ainda quando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa do irmão primogênito,
19 eis que se levantou grande vento do lado do deserto e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre eles, e morreram; só eu escapei, para trazer-te a nova (Jó 1.18,19).

Esta história começou com o diabo acusando Jó diante de Deus. Nisto podemos ver a insatisfação, a perturbação do diabo quando vê alguém feliz. A Bíblia fala do relacionamento de Jó com seus filhos:

4 Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
5 Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente (Jó 1.4,5).

O diabo não se agrada em ver marido e mulher se relacionando entre si com amor e carinho, nem de verem pais e filhos se relacionando com amor e união, mas seu prazer é ver lares destroçados, semeando inimizades entre marido e mulher, entre pais e filhos e vendo ambos se destruírem e se odiando uns aos outros.
O diabo se indignou ao ver o relacionamento do homem com Deus no Jardim do Éden e destruiu a perfeição deste relacionamento. Também quando o diabo caiu levou consigo um grande exército de anjos que se tornaram demônios e perderam o relacionamento com Deus. Seu prazer é destruir relacionamentos.

B – Ele pode destruir a estabilidade em nossa vida

Isso também aconteceu com Jó:

14 que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;
15 de repente, deram sobre eles os sabeus, e os levaram, e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova.
16 Falava este ainda quando veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu; só eu escapei, para trazer-te a nova.
17 Falava este ainda quando veio outro e disse: Dividiram-se os caldeus em três bandos, deram sobre os camelos, os levaram e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova (Jó 1.14-17).

A intenção do diabo é nos levar a abandonar a Deus para que não demos a Ele a glória devida ao Seu Nome. Para isso, ele pode tocar em nossos bens, pois sabe da importância que damos às nossas posses. Era isso que ele pretendia quando tirou tudo de Jó e o deixou sem nada, esta foi a acusação do diabo diante de Deus: deste tudo a Jó e nada lhe falta, tira tudo e verás se ele não blasfema contra Ti.
As vezes ficamos sem nada na vida por irresponsabilidade nossa, quando não ouvimos conselhos e tomamos tantas decisões erradas; as vezes ficamos sem nada na vida porque não reagimos e não tomamos atitudes que, embora difíceis no momento, mas que em um futuro próximo poderiam mudar nossa situação; as vezes não temos nada na vida por falta de oportunidades, mas seja qual for a razão de suas crises financeiras, uma coisa é certa, o diabo a usará para te desanimar e tentará te seduzir e enfraquecer sua fé, sua confiança e seu amor a Deus.

C – Ele pode destruir sua saúde

Isso também aconteceu com Jó:

7 Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça (Jó 2.7).
9 Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.
10 Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios (Jó 2.9,10).

Por que ele fez isso com Jó? Para que Jó amaldiçoasse a Deus. Tudo que o diabo quer é que nos revoltamos contra Deus. Isso não acontece facilmente quando caímos em um leito de enfermidade? Quando perdemos um ente tão querido que partiu tão cedo de nossas vidas? É muito difícil dar glória a Deus diante da dor, diante de um diagnóstico irreversível, diante de anos com uma enfermidade que vai te corroendo aos poucos. Apesar de tudo, o diabo não teve vitória contra Jó, pois ele não amaldiçoou seu Deus e nem negou sua fé, mas se aperfeiçoou nela:

20 Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou;
21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!
22 Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma (Jó 1.20,22).

É extremamente importante que o servo tenha plena certeza de sua posição de vitória através do Senhor Jesus Cristo, no combate às forças das trevas. É indispensável uma vida santa e irrepreensível, sem brechas para ser um vencedor no Senhor Jesus.
O diabo veio para roubar, matar e destruir, mas Jesus veio para dar vida e restaurar aquilo que o diabo roubou, matou e destruiu, porque Ele veio para destruir as obras do diabo. O diabo destruiu a comunhão do homem com Deus lá no Éden, mas Jesus a restaurou na cruz do Calvário. O diabo semeou a morte na humanidade, mas Jesus venceu a morte quando ressuscitou. Aleluia!

Conclusão

Talvez você esteja vivenciando hoje uma grande crise em sua vida. A crise das perdas. Perdas importantes. Perdas significativas. Perda de alegria, perda de fervor, perda de comunhão. Perda de amor, perda de esperança, perda de fé. Perda de relacionamentos, perda de pessoas, perda de coisas e perda da saúde e por causa destas perdas o diabo tenha matado em você a esperança e sua vida perdeu todo sentido e você pensa que acabou, que chegou o fim, que não tem mais jeito, que não há mais saída. Isso é o que o diabo quer que você pensa.
Quando você pensa que acabou, quando você pensa que está no final da linha, quando você pensa que não tem mais jeito, busque a Deus que Ele te apresentará uma solução. Deus continua no trono, Deus continua escrevendo a sua história, ela ainda não acabou, ainda não chegou o fim. Quando as coisas parecem sem sentido nenhum, lembra que Deus está escrevendo a sua história para o louvor de Sua própria glória. Quando você pensa que não tem mais jeito, que não tem mais saída, que não tem mais solução, lembra que Deus continua no controle e pode fazer maravilhas através de sua vida.

Luiz Lobianco

luizlobianco@hotmail.com

terça-feira, 2 de novembro de 2010

CONFLITOS COM A VONTADE DE DEUS

16 Ouvi-o, e o meu íntimo se comoveu, à sua voz, tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e os joelhos me vacilaram, pois, em silêncio, devo esperar o dia da angústia, que virá contra o povo que nos acomete.
17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,
18 todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.
19 O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas (Hc 3.16-19).

Introdução
Muitas vezes somos incompreensíveis para com Deus. Basta passarmos por alguma dificuldade para já começarmos a lamentar e murmurar a nossa situação. Agimos como se Deus não fosse soberano; como se Ele não se preocupasse com o nosso bem. Esta atitude de inconformismo para com a vontade de Deus demonstra nossa incapacidade de sujeição à mesma. Mas, mesmo que as coisas não aconteçam conforme gostaríamos, a verdade é que Deus está no controle.
Quando passamos pela angústia, quando estamos diante das dificuldades, vivemos momentos em que esperamos que Deus faça alguma coisa para nos ajudar e nos livra da situação. Mas, quando parece que Deus não faz nada, somos pressionados a pensar que “Deus está morto”; que “Deus está longe”; que “Deus está inerte”; que “Deus não se importa comigo”. Quantas vezes você pensou assim?
Por que Deus permite que coisas ruins aconteçam no mundo e até com seus filhos? Por que parece que Deus não responde algumas orações e parece que não nos ajuda algumas vezes que contamos com Ele? Responder a essas perguntas é o objetivo de nosso estudo hoje.
Estudaremos a vida do profeta Habacuque, que enfrentou uma dessas crises de fé e vamos aprender que Deus tem o controle de todas as coisas que acontecem e que as dirige para o nosso benefício final. Sejamos, com isso, capacitados a nos sujeitarmos com alegria à vontade de Deus, mesmo quando esta vontade é contrária à nossa. Em nosso texto básico, Habacuque está submetendo-se inteiramente a Deus com louvor e gratidão, mas até que ele chegasse neste ponto, um longo caminho foi percorrido e grandes conflitos tomaram conta de seu coração, abalando suas estruturas e conduzindo o profeta a questionar Deus. Vamos ver quais foram estes conflitos:

1 – A INCONFORMIDADE DO PROFETA COM O SILÊNCIO DE DEUS

O profeta estava inconformado com a situação. A iniqüidade se multiplicou e quanto mais ele falava, menos o povo ouvia. Não havia justiça e parecia que os justos estavam sendo tragados pelos injustos. Habacuque estava achando que Deus estava inerte demais com tal situação, como que se Deus tivesse considerado a nação como uma causa perdida. Nesta situação ele se desabafa com Deus.
A – Parecia que Deus não ouvia a oração do profeta
2 Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? (Hc 1.2).

Habacuque cansou de clamar por Judá e não obter nenhuma resposta de Deus, não agüentava mais apontar as injustiças cometidas pelo povo e pela sua liderança e não ver nenhum retorno, nenhuma resposta positiva, não suportava mais mostrar a Deus tanta violência e não ver nenhum salvamento da parte de Deus.
Quantas vezes isso também acontece com a gente. Quantas vezes clamamos a Deus com o mais forte ardor de nosso coração, quando a angústia aperta tanto que parece nos sufocar, quando choramos tanto que nossos olhos mais parecem uma torrente de água, quando ansiamos por libertação imediata de Deus, mas Ele parece não ter pressa nenhuma, parece ter nos colocado no canto do esquecimento e nos sentimos largados, à mercê de nossas angústias.
B – Parecia que Deus não se importava com a iniqüidade do povo
3 Por que me mostras a iniqüidade e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se suscita (Hc 1.3).

Habacuque viveu no final do reino de Judá, momentos antes do exílio babilônico. Provavelmente seu livro foi escrito na época do rei Jeoaquim, em 607 a.C. Era uma época de muita maldade em Judá. Os políticos, o povo e até os sacerdotes tinham se afastado de Deus e da sua vontade. Essa foi uma época de muita violência e injustiça. E sabe quem mais sofria por causa de tantas injustiças? Os pobres, as viúvas, os órfãos e aqueles que se mantinham honestos.
O profeta Habacuque era um homem que sofria por causa dessa situação. Ele tinha grandes angústias por causa do estado espiritual de seu povo. Habacuque só via injustiça. Ele só via  violência, iniqüidade e opressão. Toda essa falta de justiça, que deixava os perversos bem à vontade, e que deixava os justos num sufoco muito  grande, se tornou uma grande angústia para Habacuque. Ele ficou até confuso. Ele não entendia como  tanta falta de justiça, que só fazia os justos sofrerem, era possível no meio do povo de Deus! Ele questionou:

13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele? (Hc 1.13).

Habacuque era profeta e conhecia a vontade de Deus. Ele não se conformava com tantas coisas erradas acontecendo no meio do povo de Deus. Ele esperava que Deus fizesse alguma coisa para defender aqueles que estavam sendo prejudicados, roubados e até mortos. Mas, parecia que Deus não fazia nada.
C – Parecia que Deus não aplicava sua justiça
4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta, porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida (Hc 1.4).

Habacuque não podia entender como que um Deus bom e justo permitia que tantas coisas erradas acontecessem! Este não é um questionamento tão comum nos dias de hoje em que acontecem igualmente tantas coisas ruins? Quando olhamos para a multiplicação da iniqüidade em nosso tempo, somos levados a pensar como Habacuque. Vemos as dificuldades das pessoas de crerem e entenderem como que há um Deus justo que permite tanta violência, tantas injustiças e tanta crueldade. A insensibilidade humana quanto ao sofrimento alheio nos assusta, mas Deus está a par de tudo e tudo está registrado em seus livros e um dia todos nós veremos a aplicação de Sua justiça. Deus tem o controle sobre todas as coisas. Em Isaias lemos:
5 Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces.
6 Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro.
7 Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.
8 Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra e produza a salvação, e juntamente com ela brote a justiça; eu, o SENHOR, as criei.
9 Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça (Is 45.5-9).

Não importa como as coisas estão Deus está no controle. O relógio de Deus não funciona conforme nosso relógio, o horário de Deus não é paralelo ao nosso horário. Deus tem o Seu tempo e realiza Sua vontade de acordo com o Seu tempo. Deus nunca está adiantado e muito menos atrasado, porque dentro de Seu tempo Ele faz as coisas acontecerem na hora certa.

2 – A INCONFORMIDADE DO PROFETA COM A SOLUÇÃO DE DEUS

A partir do verso 5, Deus responde às perguntas de Habacuque e mostra que tinha preparado o castigo para os pecadores.
A – A resposta de Deus ao profeta
5 Vede entre as nações, olhai, maravilhai-vos e desvanecei, porque realizo, em vossos dias, obra tal, que vós não crereis, quando vos for contada (Hc 1.5).

Habacuque questionou Deus e queria uma resposta que lhe explicasse a tolerância sobre tantas injustiças. Deus respondeu ao profeta, mas ele não se conformou com a resposta e o que deveria ser esclarecedor para Habacuque, eis que o confundiu ainda mais.
Deus está dizendo que vai fazer algo tremendo na nação de Judá. Esta ação era tão extraordinária que não se limitaria apenas a Judá, mas alcançaria a todas as nações. E Deus ainda diz que o que Ele iria fazer era tão grande que as pessoas não iriam crer quando Habacuque fosse dizer a eles.
Quando olhamos para a história e vemos o que aconteceu depois disso nos maravilhamos com Deus. Os profetas transmitiram ao povo o recado de Deus sobre o que Ele iria fazer caso não se arrependessem, mas o povo não acreditou e Deus fez tudo conforme prometeu. Quando olhamos para a grandeza do Império Babilônico, seu alcance, sua dominação sobre as nações, entendemos esta revelação que Deus fizera a Habacuque “porque realizo, em vossos dias, obra tal, que vós não crereis, quando vos for contada”.
B – A solução de Deus revelada ao profeta
6 Pois eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcham pela largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas (Hc 1.6).

A resposta de Deus ao profeta é que ninguém acreditaria no que Ele iria fazer e isso aconteceu com o próprio Habacuque. Deus disse ao seu  profeta que iria suscitar os caldeus. Eles são uma nação violenta. Eles marcham pela  largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas, ou seja, Deus iria enviar o povo dos caldeus, melhor conhecidos como babilônios, para julgar o seu povo. Os babilônios vão tomar posse do seu povo. E quem eram estes babilônios? O próprio Deus diz quem eles eram:
7 Eles são pavorosos e terríveis, e criam eles mesmos o seu direito e a sua dignidade.
8 Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos, mais ferozes do que os lobos ao anoitecer são os seus cavaleiros que se espalham por toda parte; sim, os seus cavaleiros chegam de longe, voam como águia que se precipita a devorar.
9 Eles todos vêm para fazer violência; o seu rosto suspira por seguir avante; eles reúnem os cativos como areia.
10 Eles escarnecem dos reis; os príncipes são objeto do seu riso; riem-se de todas as fortalezas, porque, amontoando terra, as tomam.
11 Então, passam como passa o vento e seguem; fazem-se culpados estes cujo poder é o seu deus (Hc 1.7-11).

C – O espanto do profeta com a solução de Deus
Habacuque não podia acreditar na solução dada por Deus. Os caldeus, um povo extremamente maligno e violento, injusto e cruel, seriam usados para castigar os judeus opressores? Habacuque ficou atônito com a atitude de Deus, como seria possível um povo ainda mais injusto servir para castigar o povo de Deus?
Qual a intenção que Deus tinha com isso? Deus queria dar uma lição dura aos corruptos e perversos de seu povo. A intenção de Deus era destruir os ímpios, que estavam cercando os justos, mas precisava ser assim? Não havia outro caminho? Outra solução?
Ao receber esta revelação de Deus, ao receber este anúncio sobre o castigo de Deus, Habacuque ficou mais angustiado ainda. Essa cura não era pior do que a doença? Se os babilônios, que não tinham piedade de ninguém, dominassem Judá, a situação do povo de Deus não ficaria pior ainda? Se antes Habacuque estava confuso, agora muito mais. Aquilo nada tinha a ver com o Deus que ele conhecia e anunciava. Habacuque responde a Deus depois de ouvir o que Ele havia de fazer:
12 Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR, meu Deus, ó meu Santo? Não morreremos. Ó SENHOR, para executar juízo, puseste aquele povo; tu, ó Rocha, o fundaste para servir de disciplina.
13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele? (Hc 1.12-13).

Na verdade, Deus parecia mais injusto do que antes. Afinal de contas, os homens mais injustos de Judá nem chegavam aos pés dos caldeus quanto à impiedade.
Que problema! Você ora para que uma coisa errada seja corrigida e Deus responde com uma coisa pior ainda. Isso já não aconteceu com você também? Na hora da conta bancária negativa, em meio a tantas dívidas, espera-se salda-las e surgem, de repente, tantas outras inesperadamente. Na hora do desemprego, quando a dificuldade aperta ainda mais, aparecem, de repente, outras situações, como uma enfermidade ou um acidente para complicar ainda mais a situação.
Podemos entender as angústias de Habacuque. Podemos até ter experiências semelhantes, pois assim é a vida. Também no Brasil há falta de justiça. Há corrupção, violência e opressão. Às vezes, os filhos de Deus não vêem mais soluções. Às vezes, os filhos de Deus não vêem mais uma saída, pois o que prevalece são a corrupção e a violência. Desta mesma forma sofreu o profeta Habacuque. Vendo as imoralidades do povo de Deus, sabendo da vinda de um povo violento para julgar esse povo, ele ficou muito abatido. Ele não via mais soluções.
É difícil aceitar que Deus não responda nossas orações quanto as coisas boas como: A reconciliação de um casal separado; a conversão de um parente; de seu pai ou algum membro da família deixar de ser alcoólatra; de Deus preservar a vida de alguém que você amava. Todos nós, com certeza, já nos sentimos como Habacuque, esperando uma resposta de Deus em algum momento crucial da vida em que estamos enfrentando uma crise de fé.

3 – A COMPREENSÃO FINAL DO PROFETA SOBRE DEUS

A – A prontidão do profeta em ouvir
1 Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa (Hc 2.1).

O que Habacuque ainda podia fazer? Ele não podia fazer mais nada senão orar. Todos os caminhos ficaram bloqueados, mas o caminho para Deus está sempre aberto. Por isso, Habacuque orou ao SENHOR. Ele depositou suas angústias e suas queixas diante de Deus. Ele disse na sua oração: SENHOR, eu não entendo como tu podes admitir tanto sofrimento. Eu não entendo como tu podes ser tão duro com teu povo. Tu não és o Deus eterno, o Todo-Poderoso? Então, depois de ter orado, Habacuque disse consigo mesmo: "Vou vigiar para ver o que Deus me dirá e que resposta terei à minha queixa".
Ao que parece, Habacuque foi para um lugar isolado e por algum tempo ficou esperando uma resposta de Deus. Ele poderia ser um conformista, se conformando com a situação, ou um fatalista, pensando que o que ia acontecer tinha que acontecer mesmo. Mas, ele quis compreender a vontade de Deus para se sujeitar a ela. Quando nos sujeitamos a Deus as coisas começam a se esclarecer. Então, veio uma resposta do Senhor ao profeta e sua concepção a respeito de Deus começou a mudar.
B – A revelação sobre Deus ao profeta
2 O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo (Hc 2.2).

Deus respondeu ao profeta e ia lhe mostrar o quanto Habacuque estava enganado a respeito dele e de Sua justiça e mandou o profeta escrever a resposta numa placa bem grande, uma espécie de out-door.
4 Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.
5 Assim como o vinho é enganoso, tampouco permanece o arrogante, cuja gananciosa boca se escancara como o sepulcro e é como a morte, que não se farta; ele ajunta para si todas as nações e congrega todos os povos (Hc 2.4,5).

Deus disse que a alma do soberbo não é reta nele, que o arrogante não permanecerá, mas o justo viverá pela sua fé. Quer dizer: os perversos, os arrogantes que acham que podem tudo sem que ninguém faça nada contra eles, um dia irão ver o castigo de Deus. Deus os julgará! Desta maneira, Deus também prometeu julgar os babilônios. Aqueles babilônios tinham a tarefa de castigar o povo de Deus, mas eles próprios receberiam seu castigo merecido também. Porque toda a terra vai ter que se calar diante de Deus.
Deus disse que o justo (aquele que crê no Senhor Jesus, não aquele que é bonzinho) viverá, mas o ímpio colherá as conseqüências de suas ações (Hc 2.6-19). Esta é uma verdade que não podemos esquecer. É a maior promessa que Deus poderia fazer. Deus não é injusto. Ele sabe reconhecer quem é e quem não é do seu povo. Habacuque começou a entender isso.
E você pode ter certeza: O fim dos justos, dos filhos de Deus, é maravilhoso, é o céu, a vida eterna. Mas, o fim dos incrédulos é choro e ranger de dentes. Um futuro terrível aguarda aqueles que vivem na prática do pecado. Nenhuma injustiça deixará de ser duramente castigada por Deus no último dia. Paulo nos diz:
3 Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando,
4 a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais,
5 sinal evidente do reto juízo de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo qual, com efeito, estais sofrendo;
6 se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam
7 e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder,
8 em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.
9 Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder,
10 quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho) (2 Ts 1.3-10).

As tristezas que enfrentamos no presente nem se comparam à alegria que Deus nos está preparando para o futuro. Mesmo que às vezes não seja possível entender por que Deus faz ou deixa de fazer certas coisas, Ele sempre está preparando o melhor para seus filhos. Se você crer nisso terá mais condições de aceitar a vontade de Deus. Foi isso que aconteceu com Habacuque:
B – A compreensão do profeta sobre Deus
Havia muita coisa que ele não entendia ainda, mas agora ele tinha certeza de que Deus estava no controle da situação. Foi depois de todos estes acontecimentos que ele diz aquilo que está em nosso texto básico:
16 Ouvi-o, e o meu íntimo se comoveu, à sua voz, tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e os joelhos me vacilaram, pois, em silêncio, devo esperar o dia da angústia, que virá contra o povo que nos acomete.
17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,
18 todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.
19 O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas (Hc 3.16-19).

Nós também podemos sofrer as dificuldades que Habacuque sofreu. Podemos ficar angustiados pelos sofrimentos deste tempo presente. É possível estar na igreja e ter uma vida sofrida, onde há falta de justiça, violência e opressão. A vida pode ser tão difícil para os filhos de Deus que eles ficam abatidos e deprimidos. Podemos sofrer tanto com as aflições que nos acomete que chegamos a questionar a presença de Deus em nossas vidas. Podemos até entrar em desespero quando só vemos dificuldades, quando vivemos esquecidos no deserto e quando não há mais perspectiva e luz nenhuma no fim do túnel. Mas, em tudo isso, não devemos deixar de ter fé em Deus, pois temos as promessas de Deus. Deus nos prometeu a sua salvação. Ele disse: “O justo viverá pela sua fé”. Cristo nos prometeu a vida eterna. Esta promessa de Deus é segura. Devemos sempre confiar nesta promessa de Deus, mesmo que a nossa vida seja uma vida difícil e sofrida. Segundo as palavras de Paulo podemos ter por certo a vitória em Cristo:
33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8.33-39).

Somos vencedores, pois ninguém poderá desfazer as promessas de Deus para nossas vidas. Pode até faltar tudo na vida dos filhos de Deus. Pode haver angústias e sofrimentos, mas Deus cumprirá as suas promessas. Ele salvará os seus e lhes dará a glória e a vida, como também diz o apóstolo Paulo:
17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.
18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós (Rm 8.17-18).

Esta é a verdadeira fé. A verdadeira fé é a que confia nas promessas de Deus, mesmo que não haja nenhum sinal externo de sua presença e de seu poder em nossas vidas. Esta é a verdadeira fé, a fé que confia em Deus independentemente das circunstâncias da vida.
Habacuque sabia que tinha muito sofrimento pela frente. Os babilônios viriam para acabar com tudo. Aquele povo acabaria com os frutos da terra. Não haverá mais frutos na videira. Não haverá mais ovelhas no curral. Não haverá mais paz, e sim, guerra. O sofrimento será enorme. Haverá fome, desemprego e miséria total. Tudo estava ruim e iria ficar pior ainda.
Conclusão
Apesar de todas as dúvidas que enfrentava, Habacuque estava certo de que Deus sabia o que estava fazendo. Por isso ele podia pedir que Deus realizasse a obra que tinha planejado.
2 Tenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia (Hc 3.2).

Habacuque não estava revoltado contra Deus, pelo contrário, nem mesmo seu corpo podia se manter firme diante de Deus. Ele estava completamente submetido ao poder de Deus e esperaria a ação do Senhor em silêncio. Seriam dias difíceis em que tudo pareceria perdido, mas ele podia sentir segurança, pois Deus estaria ao seu lado.
Muitos sofrem por causa da corrupção de outros. Muitos vivem gemendo, enquanto experimentam o que Habacuque experimentou: "A justiça nunca se manifesta". Mesmo assim não devem jamais perder a esperança. Não devemos jamais parar de louvar ao SENHOR Deus. Pois Cristo é nosso Salvador. Ele prometeu nos salvar e nos livrar de toda a nossa miséria. Ele é nosso Rei. Ele virá para nos salvar e para destruir todos os nossos inimigos. Cristo virá para julgar os vivos e os mortos e para dar a vida aos justos. Os arrogantes não permanecerão.
Não podemos evitar os problemas e as tristezas, mas podemos encontrar consolo em Deus. Quem tem a Deus como fortaleza está seguro contra todas as coisas. Deus não está morto! Nem indiferente! Ele está ativo e realizando dia-a-dia a sua vontade. Pode Ter certeza: Nada escapa do controle de Deus; e esse controle visa o melhor para você que é filho de Deus e crente no Senhor Jesus. Alegre-se muito por isso. Que Deus te abençoe!

Luiz Lobianco

luizlobianco@hotmail.com