Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

domingo, 9 de janeiro de 2011

VASOS QUEBRADOS

1 Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo:
2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.
3 Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas.
4 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.
5 Então, veio a mim a palavra do SENHOR:
6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? —diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
7 No momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir,
8 se a tal nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
9 E, no momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino, para o edificar e plantar,
10 se ele fizer o que é mal perante mim e não der ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que houvera dito lhe faria.
10 Então, quebrarás a botija à vista dos homens que foram contigo
11 e lhes dirás: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu este povo e esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá outro lugar para os enterrar (Je 18.1-10 e 19.10,11).

Introdução

Há um adesivo espalhado por aí que diz: "Calma: Deus ainda está trabalhando comigo!" É verdade! Deus ainda está trabalhando em nossa vida, forjando nosso caráter. E digo para você que, apesar das tuas falhas e imperfeições, Deus ainda não desistiu de você, por isso o Senhor pode transformar a sua vida.
Há um episódio bíblico em que vemos o Senhor dizendo isso para o rebelde povo de Israel. Ele fala do relacionamento entre Deus, aqui representado pelo oleiro, e o povo de Israel, representado pelo vaso. Uma lição que pode ser aplicada nos nossos dias, onde Deus continua sendo o oleiro e cada um de nós o vaso.
Jeremias tinha que levar um recado de Deus para o povo de Israel e dizer-lhes que o Senhor ainda queria transformar o povo em bênção. Então, Deus manda que Jeremias vá até onde o oleiro está fabricando vasos e fique observando o seu trabalho. O oleiro é o artesão que produz peças torneadas sobre a roda, espécie de torno movido pelos pés e mãos. O trabalho do oleiro consistia em dar forma a uma porção de barro com as mãos, que precisava estar limpo e moldável.
Ao chegar naquele local de trabalho o profeta passa a observar o oleiro trabalhando com a roda. No processo de acabamento de um vaso, este se quebra em suas mãos, o que o leva a refazê-lo, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Neste momento o profeta recebe a palavra do Senhor. Podemos aprender algumas lições com este episódio tão interessante:

1 – Uma ordem a ser cumprida

A primeira coisa que podemos observar aqui é a ordem de Deus ao seu profeta. Deus ordena que Jeremias vá até a casa do oleiro e fique observando e esperando que Ele lhe falaria alguma coisa:

2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.
3 Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas.

Deus tinha algo para falar ao povo de Israel através do profeta Jeremias, mas antes o profeta deveria se dispor a sair de onde está para ir até onde o SENHOR o está enviando, deixar de fazer o que estava fazendo para fazer o que o SENHOR lhe ordenara para poder ouvir o que Deus tinha para lhe falar. Em obediência ao SENHOR, fator decisivo para ouvir a voz de Deus, o profeta se dirige à casa do oleiro e lá fica observando o seu trabalho. Foi neste cenário que o profeta ouviu a voz de Deus.
Deus fala onde e quando Ele quer! Não somos nós quem determinamos onde e quando Deus vai falar. Aqui Ele mandou descer à casa do oleiro; para Ezequiel Ele disse: "Levanta-te e sai ao vale e ali falarei contigo" (Ez 3.22), mas ambos exigiam primeiro a obediência.
Aprendemos com isso que para ouvir a voz de Deus precisamos obedecê-Lo. Sem obediência não conseguiremos ouvir a voz de Deus, que não nos diz tudo de uma vez, mas nos revela sua vontade aos passos da obediência.
Ao observar o trabalho do oleiro, Jeremias descobre que há duas fases na existência de um vaso. Primeiro existe o tempo em que ainda há esperanças para o vaso. Depois, o tempo em que não há mais esperanças para o vaso.

2 – Quando ainda há esperança para o vaso

4 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.
5 Então, veio a mim a palavra do SENHOR:
6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? —diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Jeremias fica observando o homem trabalhar. Ele coloca o barro sobre a roda e começa o seu trabalho. Mas em um determinado momento o vaso em forma se quebra nas mãos do oleiro. Então ele desfaz o vaso e começa tudo de novo. Deus diz para Jeremias usar essa comparação com o povo de Israel. A mensagem era clara "Enquanto vocês ainda estiverem se deixando moldar por mim, ainda há esperanças para vocês!" Aprendemos com isso que:

A – Somos uma obra inacabada nas mãos do oleiro

4 Como o vaso que o oleiro fazia...

Você não é obra do acaso, mas fruto da produção criadora de Deus. Foi Deus quem o criou e Ele quer completar Sua obra em você. Deus está realizando um grande projeto em nós. Estamos em construção. Ele está trabalhando em nossas vidas. Deus ainda está fazendo a Sua obra em sua vida e em seus relacionamentos.
No texto, o barro é Israel, tirado do Egito. Hoje, somos nós, tirados do mundo para sermos moldados. E neste processo é inevitável a nossa quebra, pois somos imperfeitos e nos metemos em situações embaraçosas, mas devemos sempre continuar, como barro, maleável nas mãos de Deus para que Ele continue e complete a Sua obra em nós. Deus sempre está trabalhando as nossas imperfeições e qualificações transformando-as em possibilidades futuras. Somos um projeto inacabado de Deus! Ele ainda está trabalhando em nossa vida!

B – Somos frágeis e podemos nos quebrar

4 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão ...

O texto não informa o que causou a quebra do vaso, simplesmente diz que ele se quebrou nas mãos do oleiro, não se sabe como, mas quebrou-se. Quebrou-se nas mãos daquele que sabe refazer o que está quebrado. A vida pode nos quebrar, mas quando nos quebramos nas mãos de Deus, Ele pode refazer tudo novamente.
O mais interessante é que o oleiro não joga fora o barro que estava em suas mãos e que não estava saindo um vaso direito. Ele pega aquele mesmo vaso e faz outro melhor. Por quê? Porque o processo de se fazer um vaso é longo, trabalhoso, cuidadoso. O oleiro tem que ir longe pra escolher a argila, peneirá-la, depois colocá-la de molho, peneirá-la de novo, batê-la para que saiam as bolhas de ar que podem enfraquecer o vaso na hora de passar pelo forno. Então, o oleiro não quer jogar fora todo o trabalho que já teve. Deus também não nos joga fora. Ele não nos descarta. Ele tem planos melhores para você. Ele não desistirá de você! Haverá esperança enquanto você estiver deixando Deus moldar a sua vida.
Na vida passamos por muitos momentos difíceis, em que nos sentimos quebrados, estraçalhados. Pode ser o desemprego, a separação conjugal, um mergulho no deserto emocional por razão conhecida ou desconhecida. Quando isto acontece, nós nos sentimos como o próprio vaso quebrado nesta história. Então, tentamos nos consertar a nós mesmos, até descobrirmos que não podemos. Esta percepção é o começo da mudança. Somos um barro muito frágil! Podemos nos quebrar sim e isso é inevitável! Mas:

C – Mas podemos ser refeitos por Deus

4 ... tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.

Só sofre restauração aquilo que o tempo deteriorou. Porque deterioramos, necessitamos ser restaurados. Deus é poderoso para nos restaurar. Ele tem profundo interesse em nos reaproveitar, refazer-nos novamente, restaurar-nos. Ele é quem restaura nossa relação com Ele. Ele é quem restaura nossa relação com o próximo. Deus não faz emendas, Ele faz novas todas as coisas. Ele é quem restaura a nossa sorte, nossos sonhos, nossos bens, nossa saúde. Ele é quem restaura a nossa alma. Ele é o oleiro, Ele é o restaurador. Ele reconstrói tudo conforme o Seu querer, conforme a Sua vontade.
Quero lhe dizer que Deus é um oleiro paciente. Quando nos colocamos na mão do oleiro, Ele não nos joga fora, mas nos aperfeiçoa. Deus continua trabalhando conosco. Ele nos dá novas chances, como deu a Pedro. Pedro mudou porque se deixou tocar pelo grande oleiro. Aquele jeito covarde de Pedro foi transformado num jeito corajoso. Deus quer fazer mudança na sua vida. Deus quer pôr de novo sua assinatura no vaso que Ele fez. O barro nas mãos do oleiro pode se tornar em um objeto de grande beleza e utilidade.
Se você é um vaso em que as circunstâncias da vida te quebrou, deixe-se alcançar por Deus. Ele quer alcançar você, tomar você, moldar você, refazer você.
O sucesso da obra depende de como o barro se deixa moldar pelo oleiro. Há, contudo, uma ocasião em que as coisas mudam de figura:

3 – Quando não há mais esperança para o vaso

10 Então, quebrarás a botija à vista dos homens que foram contigo
11 e lhes dirás: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu este povo e esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá outro lugar para os enterrar (Je 19.10,11).

Um capítulo depois daquela promessa de renovação para o povo de Israel, há algo terrível. O povo que deveria ser chamado pelo nome de Deus não ouviu o recado do Senhor, não deixou que o Senhor os moldasse, não se submeteu à vontade do oleiro. Novamente o Senhor manda que seja usado o produto do trabalho do oleiro: um vaso! Ele manda que Jeremias compre um vaso do oleiro, um vaso pronto. A ordem é levar os líderes do povo junto com ele para um lugar determinado e quebrar o vaso diante deles. O que Deus queria dizer ao povo?

A – Quando o pecado endurece o coração do vaso

A idéia da mensagem agora é: "Vocês saíram das minhas mãos, endureceram e agora são como um vaso que se quebra. Pode ser restaurado? Não, porque já não se deixam mais moldar por minhas mãos".
O vaso quebrado representa o pecado. O pecado nos derruba das mãos de Deus. O pecado é um gesto consciente do ser humano para caminhar em outra direção que não leve a Deus e nem nas mãos do seu Criador. Se as dificuldades são um desafio, o pecado é um desafio ainda maior. Demoramos em tomar consciência dele, pois gostamos do pecado e gostamos de pecar.
Dessa forma, nos tornamos um vaso quebrado quando usamos nosso corpo em relações sexuais ilícitas. Quando ocupamos nossa mente com pornografia impressa ou virtual. Podemos inventar nomes para estas obras da carne, mas a Bíblia as chama de prostituição, impureza e lascívia.
Nos tornamos um vaso quebrado quando cremos em Jesus, mas seguimos uma fé em santos do passado. A Bíblia chama a isto de idolatria. Nos tornamos vasos quebrados quando freqüentamos igrejas evangélicas aos Domingos, mas durante a semana procuramos um centro ou um terreiro em busca de soluções rápidas e fáceis. A Palavra de Deus chama a isto de feitiçaria.
Nos tornamos um vaso quebrado quando gostamos de brigar e permitimos que a violência tenha morada no nosso coração e façamos parte do pecado da inimizade, da porfia (brigas), do ciúme, da ira, da discórdia, das dissensões e facções. Quando saimos no braço por um desafeto e culpamos depois ao temperamento.
Nos tornamos um vaso quebrado quando somos dominados pelo ciúme. Não agüentamos o sucesso do outro e fazemos de tudo para prejudicar o outro. Também nos tornamos um vaso quebrado quando a inveja enche nosso coração.
Nos tornamos um vaso quebrado quando sentimos ira. Quando acalentamos o ódio no coração, escondido atrás do fato de que nossa raiva é justa.
Se você está nestes desvios, você é um vaso quebrado! E enquanto viver assim, diz o apóstolo Paulo que não herdará o Reino de Deus.
Quando não há mais esperanças para o vaso! Aquele que se endurece, que não é mais maleável às mãos do Senhor, não tem mais esperança de ser usado, de ter utilidade e propósito nas mãos de Deus. Não seja um vaso sem esperanças!
Se você anda emocionalmente quebrado, saiba que Deus quer fortalecer a sua vida. Se você anda quebrado pelo pecado, saiba que Deus quer consertar a sua vida. Deixe-se tocar por Deus. Ele tomará você, não importa em quantos pedaços esteja, e fará de você um vaso novo. Você não pode fazer isso, mas Deus pode, porque Ele o criou e se você deixar que Ele o tome em Suas mãos, Ele refará sua vida. Faça isso enquanto há tempo! Faça isso enquanto há esperanças!

B – Quando o vaso despreza o oleiro

O autor de Provérbios nos fala sobre isso quando diz:


24 Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a mão, e não houve quem atendesse;
25 antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão;
26 também eu me rirei na vossa desventura, e, em vindo o vosso terror, eu zombarei,
27 em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia.
28 Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar.
29 Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR;
30 não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão.
31 Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão.
32 Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição.
33 Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal (Pv 1.24-31).

Você já provou o desprezo de alguém? Como é triste ser desprezado! Já parou para pensar em quanto tempo você tem desprezado a Deus? Cuidado! Depois de dar inúmeras oportunidades para alguém, Deus pode silenciar-se e fechar a porta. Depois de suportar inúmeras desobediências, Deus pode silenciar-se, afastar-se por um tempo e te deixar só por um momento. Quando o vaso despreza o oleiro que o fez, pode não haver mais esperanças para ele. Não seja um vaso sem esperanças! Para aqueles que querem ainda ser moldados pelo oleiro, Ele diz:
9 então, clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui (Is 58.9).

C – Quando a atitude do vaso interfere na obra do oleiro

7 No momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir,
8 se a tal nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
9 E, no momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino, para o edificar e plantar,
10 se ele fizer o que é mal perante mim e não der ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que houvera dito lhe faria (Je 18.7-10).

Por que o vaso se quebrou? Foi imperícia do oleiro? Foi falta de cuidado do oleiro? Faltou habilidade do oleiro ao manusear o barro? Não! O oleiro não falha, pois Ele É perfeito! Então, por que o vaso se quebrou? Por causa das impurezas e má qualidade do barro! A qualidade final do vaso depende da qualidade do barro que se usa na fabricação.
O barro pode representar as nossas atitudes e procedimentos. É aquilo que oferecemos para Deus a fim de que Ele nos transforme em vaso. A qualidade do vaso vai depender do tipo de barro que somos. E quais são as atitudes que caracterizam um barro ruim? Dureza de coração, incredulidade, insensibilidade, soberba, impurezas, desobediência, indisposição, pessimismo, covardia, etc. Que tipo de vaso o Oleiro pode fazer com isso? Não dá para fazer vaso bom com esse tipo de barro!
Israel era um barro de péssima qualidade. São inúmeras as referências bíblicas onde Deus questiona a situação de Israel. Ele era chamado de:
- A vinha que deu uvas bravas!...(Is 5.1,2; Sl 80. 8-18).
- Casa rebelde!...(Is 1.2,3).
- Povo sem conhecimento!...(Os 4.6).
- A figueira infrutífera!...(Lc 13.6-8).
O texto de Jeremias nos diz:

7 No momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir,
8 se a tal nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.

Aconteceu isso com a cidade de Nínive, quando o profeta Jonas percorreu aquela cidade e pregou sua destruição. Os ninivitas se arrependeram e foram poupados, pois Deus mudou a sentença proferida. O texto ainda diz:

9 E, no momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino, para o edificar e plantar,
10 se ele fizer o que é mal perante mim e não der ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que houvera dito lhe faria.

sso aconteceu com o sul de Israel, que deixou ao Senhor, foi levado para exílio e nunca mais voltaram. O norte, que é Judá, também deixaram ao Senhor, foram para o exílio, mas retornaram pela fidelidade de Deus à Sua promessa à Abraão.
Isso nos mostra que as nossas atitudes e comportamentos interferem na obra de Deus em nossa vida. Isso não interfere na Onipotência de Deus, pois Ele tem poder absoluto sobre o barro, mas isso tem a ver com o livre arbítrio que Ele deu ao homem. As nossas atitudes, vontades e comportamentos representam o resultado final do trabalho de Deus na formação do vaso.
Se você é um vaso que o pecado destruiu, deixe-se alcançar por Deus. Arrependa-se do seu pecado ou você prefere desprezar a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que lhe conduz ao arrependimento? Deus está chamando você ao arrependimento! Pare de brigar com Deus, porque a Bíblia diz:

9 Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça (Is 45.9).

E quais as atitudes que caracterizam um barro bom? Coração quebrantado, fé, sensibilidade, humildade, pureza, obediência, coragem, disposição, otimismo, etc. Coloque tudo isso nas mãos do oleiro e verá que tipo de vaso Ele fará de você.
Diz o texto que o vaso se quebrou nas mãos do oleiro, isso quer dizer que ele não resistiu ao processo de moldagem. Para que o vaso seja moldado o barro precisa ser amassado. Nas lutas e provações que passamos Deus está amassando o barro para fazer um vaso segundo a sua vontade, se nesse processo o barro não oferece qualidade, não resiste ao processo necessário para sua formação, o vaso se quebra. "Queremos ser um vaso de bênção, mas não queremos ser amassados pelo oleiro".
Deus deseja fazer de cada um de nós um vaso de bênção para que através de nós o seu nome seja glorificado.

Conclusão

Quais vasos se quebraram em sua vida? Quais necessitam ser restaurados? O vaso do primeiro amor? Você perdeu o gosto pela Bíblia, pela oração e comunhão com Deus, com a igreja e os irmãos? O vaso da pureza? Vocês se soltou? Fez concessões à carne, ao mundo e ao diabo? O vaso da dependência? Você se envaideceu? Tornou-se autônomo, independente, auto-suficiente? Perdeu a força da esperança cristã, a capacidade de crer? O vaso do compromisso? Você quebrou os votos, as alianças e os pactos que fez com o seu cônjuge, pais, sócios ou filhos? Você rompeu com todos os seus compromissos? Não é hora para culpar ninguém, pois somos responsáveis pelas mazelas em nossa própria vida, mas ainda pode não ser o fim. Para isso, seja um bom barro! Continue sendo barro nas mãos de Deus! Continue sendo moldável e permita que o Senhor te restaure e faça de você um restaurador de vidas.
Que a sua oração hoje ao Senhor seja algo como: "Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do oleiro. Quebra a minha vida e faze-a de novo. Como Tu queres, Senhor amado, Tu és o oleiro e eu o vaso. Eu quero ser um vaso novo! Amém!"

Luiz Lobianco

luizlobianco@hotmail.com

14 comentários:

  1. Amei a ministração, gostaria que voce me enviasse, se possivel, outras ministrações sobre vasos quebrados

    serginho12ap@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Não me recordo de outra, mas quanto tiver lembrarei de ti!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom.
    Ajudou-me muito a preparar uma mensagem para ministrar onde congrego. Inclusive estamos numa campanha embasada neste texto. Muito profundo!!
    Deus continue revelando Sua Palavra em seu coração.

    ResponderExcluir
  4. com todo respeito.. muito bom o estudo mas uma correção se me permite, houve um equivoco aonde que chama de norte de Israel a tribo de Judá e Benjamim e do reino do sul que foi levado cativo por 70 anos para a Babilônia é de fato o reino do norte onde esteve as 10 tribos que foram levados para a Síria e não retornaram mais foram dispersos e destruídos por que pecaram contra o Senhor seguindo os pecados de Jeroboão. com muito respeito carinho. Paz e Cristo!

    ResponderExcluir
  5. Amém! Obrigado pelo apoio! Que Deus abençoe a nós todos, pois todos somos carentes de sua graça!

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive mensagem sobre essa palavra mas tive mto aprendizado palavra revelada glória Deus

    ResponderExcluir
  7. Linda interpretação ja ouvi muitas ministrção
    Mais nunca falam tão profundamente o quanto Deus ama um vaso a ponto de dar inumeras chances para se concertar mas quando endurecemos nossos coraçoes Deus nao consegue terminar sua obra ainda que Ele queira enquanto nós nao tirar o pecado da nossa vida nao podemos nos tornar um vaso de honrra nas Mãos do Nosso Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Glória a Deus! Ele é fiel e completará a obra que iniciou em nossas vidas!

      Excluir