Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

sábado, 20 de abril de 2013

QUANDO ACONTECE A RESTAURAÇÃO



1 Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado;
2  tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão-somente os levaram consigo e foram seu caminho.
3  Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos.
4  Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.
5  Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita.
6  Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.
7  Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi.
8  Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.
9  Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde os retardatários ficaram.
10  Davi, porém, e quatrocentos homens continuaram a perseguição, pois que duzentos ficaram atrás, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.
11  Acharam no campo um homem egípcio e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água.
12  Deram-lhe também um pedaço de pasta de figos secos e dois cachos de passas, e comeu; recobrou, então, o alento, pois havia três dias e três noites que não comia pão, nem bebia água.
13  Então, lhe perguntou Davi: De quem és tu e de onde vens? Respondeu o moço egípcio: Sou servo de um amalequita, e meu senhor me deixou aqui, porque adoeci há três dias.
14  Nós demos com ímpeto contra o lado sul dos queretitas, contra o território de Judá e contra o lado sul de Calebe e pusemos fogo em Ziclague.
15  Disse-lhe Davi: Poderias, descendo, guiar-me a esse bando? Respondeu-lhe: Jura-me, por Deus, que me não matarás, nem me entregarás nas mãos de meu senhor, e descerei e te guiarei a esse bando.
16  E, descendo, o guiou. Eis que estavam espalhados sobre toda a região, comendo, bebendo e fazendo festa por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá.
17  Feriu-os Davi, desde o crepúsculo vespertino até à tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados em camelos, fugiram.
18  Assim, Davi salvou tudo quanto haviam tomado os amalequitas; também salvou as suas duas mulheres.
19  Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: tudo Davi tornou a trazer.
20  Também tomou Davi todas as ovelhas e o gado, e o levaram diante de Davi e diziam: Este é o despojo de Davi (1 Sm 30.1-20).
INTRODUÇÃO
Não é fácil perder o que levou anos para ser conquistado. Há momentos em nossa vida em que perdemos, da noite para o dia, tudo o que conquistamos. É quando acontece em nossa vida uma ceifa sem piedade em que nos é arrancado praticamente tudo o que temos de mais precioso. No texto que lemos, Davi e seus homens estão vivendo um destes momentos. Eles tiveram de sair da cidade e, em sua ausência, a cidade fora invadida, queimada, destruída e todos foram levados cativos, suas mulheres, seus filhos, suas filhas e os seus despojos.
Como isso aconteceu? Davi resolve fugir do território de Israel e buscar asilo político no território dos filisteus. Ele vai para Gate, a cidade do gigante Golias, que ele havia matado. Davi busca asilo político sobre as asas do rei Aquis e ele se transforma no homem de confiança do rei filisteu. Davi pede ao rei uma cidade para ele ficar com seus 600 homens que o seguiam e suas respectivas famílias. Então, Aquis lhes concedem o direito de habitarem na cidade de Ziclague. Davi conquista a confiança do rei, que faz de Davi seu escudeiro pessoal. Mas, de repente, Davi se defronta com um drama. O exército do rei Aquis está marchando para uma batalha contra Israel e eles levam consigo a Davi e seus homens. Davi, que era israelita, ungido rei de Israel, marchando contra o território de Israel. De repente, os príncipes filisteus perceberam este fato e disseram ao rei que aquilo não era correto, pois Davi era o homem que cantavam nas ruas de que havia matado milhares e caso Davi se voltassem contra eles estavam encrencados. Os príncipes filisteus forçaram ao rei Aquis a dispensar Davi das fileiras daquele exército. Davi, então, retorna para sua cidade com seus homens. Quando Davi chega, depara-se com essa tragédia e começa a chorar convulsivamente. Os seus homens se rebelam e se revoltam contra ele para matá-lo, porque cada um estava angustiado por causa de suas famílias.
Quando relacionamos estes invasores com o diabo, tiramos lições preciosas que nos motivam a esperar em Deus, que tem o poder de restaurar tudo o que nos fora tirado.
1 – A VORACIDADE DO ATAQUE DO INIMIGO

A primeira lição que tiramos deste texto é a voracidade do ataque do inimigo. Vejamos como foi o ataque dos amalequitas contra Ziclague relacionando-os com os ataques do diabo:
A – Eles atacaram com ímpeto
1 Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado;
Ou seja, eles atacaram com fúria intensa. Eles atacaram implacavelmente, de forma arrasadora, avassaladora.
Esta lição nos mostra que a vida cristã não é um parque de diversão, não é uma colônia de férias. A vida cristã é um campo de batalha e nessa batalha a guerra é ferrenha. A Bíblia diz que nosso inimigo é ladrão, é assassino e que ele veio para matar, roubar e destruir. Quantas pessoas hoje que sofreram seus ataques e estão machucadas, esmagadas pela fúria desse inimigo. Esse inimigo é furioso, ele não brinca, ele não tira férias, ele não descansa e ele tem destruído famílias inteiras. Diz a Bíblia que ele anda ao nosso redor procurando uma brecha para nos atingir:
8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
9  resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo (1 Pd 5.8-9).
B – Eles atacaram com violência
1  ... e a esta, ferido e queimado.
Aqui não está se referindo somente à estrutura da cidade, as casas e aos monumentos, pois este inimigo veio para ferir pessoas. E podemos dizer com certeza que hoje há muitas pessoas feridas pelo inimigo, pessoas que foram feridas emocionalmente, feridas psicologicamente. São pessoas que carregam traumas não curados, complexos não resolvidos porque foram atingidas nas suas emoções em algum ponto de suas vidas, talvez até na infância, e nunca conseguiram superar este trauma e que hoje se mantêm cativas, prisioneiras, pois não conseguem se libertar das garras do inimigo.
É grande a voracidade dos ataques do nosso inimigo para nos destruir. Em suas investidas contra as nossas vidas o diabo é implacável e impiedoso.
2 – OS PROBLEMAS DECORRENTES DO ATAQUE DO INIMIGO
Com este ataque dos inimigos, algumas áreas foram atingidas na vida de Davi e de seus homens.
A – Na área familiar: desestruturando a família
2  tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão-somente os levaram consigo e foram seu caminho.
3  Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos.
A primeira área afetada pelo ataque foi a da família, porque suas mulheres, seus filhos e suas filhas foram levados cativos. Nosso inimigo é estrategista, ele sabe da importância da família. Atingindo a família, ele sabe que se desestabiliza o resto. Atingindo o casamento, a família começa a fragilizar-se. Atingindo os filhos, os pais ficam divididos e inseguros. Nós precisamos nos prevenir, porque há um ataque concentrado do inimigo contra a família, para atingir a família, para desestabilizar a família, para ferir a família, para dividir a família, para colocar a mulher de um lado e o marido do outro, os pais de um lado e os filhos do outro.
Estamos vivendo a crise da comunicação de gerações, pois parece que os pais não entendem os filhos e os filhos não entendem os pais. Estamos vivendo uma época em que os valores estão sendo minados, a família está sendo minada e nós nem paramos para perceber esse mal.
Esta interferência do inimigo na família é gravíssima. Você já parou para imaginar o que é ter um filho ou uma filha nas mãos do inimigo? O inimigo entrar em uma casa e surrupiar uma vida, tirar uma vida preciosa e colocar debaixo de sua guarda para machucar, para ferir, para escravizar? Tem muitas vidas presas hoje, cativas pelo inimigo.
O que prende uma pessoa é o pecado. Jesus disse que aquele que pratica o pecado é escravo do pecado. Paulo diz que quando uma pessoa guarda mágoa no coração ela dá lugar ao diabo e quando dá lugar ao diabo ele entra, e o diabo é assassino, é ladrão e ele veio para destruir. Ele destrói a alegria, destrói a paz, destrói a pureza, destrói a comunicação, destrói a família e há muitas pessoas destruídas por esse inimigo.
B – Na área financeira:
A segunda área afetada pelo ataque dos inimigos foi a financeira, porque eles roubaram tudo que eles tinham, seus rebanhos e seus despojos todos, afetando profundamente suas vidas financeiras.
O diabo sabe o quanto é importante esta área na vida de uma pessoa. Ele sabe como o homem perde a sua paz quando está área é atingida. As consequências de um desastre financeiro na vida do homem é a desmotivação.
C – Na área sentimental: dividindo as pessoas
6  Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.
A terceira área afetada foi a sentimental, porque todos ficaram muito angustiados e os homens de Davi, que eram ligados a ele, se revoltam contra ele ao ponto de querer matá-lo.
Uma das artimanhas do inimigo é jogar uma pessoa contra a outra. Tem que ter um culpado. Tem que ter um responsável. E eles logo pensaram: o culpado de nós não estarmos aqui protegendo a nossa família é Davi, então, ele tem que morrer.
Quantas vezes dentro de casa, quando surge um problema, ao invés de sentar, conversar, dialogar para encontrar uma solução, um começa a alfinetar o outro, um começa a acusar o outro, um começa a jogar pedra no outro e ao invés de resolver o problema, agrava-se ainda mais a situação. Quantas vezes dentro de casa, ao invés de haver compreensão, ao invés de haver discernimento espiritual, ao invés de parar para pensar de onde está vindo este problema, qual é a causa deste problema, qual a origem deste problema, como que a família pode se unir para juntos enfrentarmos este problema, de repente, começam a brigarem entre si, e o problema agrava-se ainda mais. Esta é uma das artimanhas do inimigo para atingir a família: jogar uns contra os outros.
A Bíblia diz que a nossa luta não é contra a carne e sangue. A nossa luta é um nível diferente:
 12 Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes (Ef 6.12).
Aqui nós vemos nossos inimigos, mas na área espiritual não os vemos, Mas coisas acontecem no mundo espiritual e muitas vezes há uma interferência deste mundo espiritual em nossas vidas. E contra ela não adianta você lutar com armas carnais, porque este inimigo você não destrói com armas carnais.
Estas são as áreas mais visadas do diabo. Quando ele consegue atingir estas áreas ele celebra vitória. Quando Davi encontrou aqueles homens o que eles estavam fazendo?
16  E, descendo, o guiou. Eis que estavam espalhados sobre toda a região, comendo, bebendo e fazendo festa por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá.
Eles estavam festejando. Mas festejando o que? A vitória que tiveram sobre o povo de Deus.
Um filho de Deus pode dar brechas ao inimigo de Deus e quando damos brechas ao inimigo acontecem baixas, acontecem perdas, acontecem feridas, pois colhemos as consequências.
O inimigo está celebrando vitória sobre o povo de Deus. A nossa vida está provocando festa no arraial de Deus ou no acampamento do inimigo?
Eles estão festejando porque o povo de Deus não estava tomando conta do que era seu. Estavam acompanhando um rei que ia guerrear contra o povo de Deus. Se não tomarmos conta daquilo que Deus nos deu, o inimigo pode causar estragos.
3 – AS ATITUDES A SEREM TOMADAS DIANTE DAS PERDAS
Qual foi a primeira coisa que Davi fez quando constatou que perdera tudo?
A – Chorar
4  Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.
Tem hora que precisamos ter coragem para chorar. Tem hora que a melhor coisa a fazer em uma situação de angústia é chorar. Davi chorou e não foi pra menos, pois suas mulheres foram presas, seus filhos estavam cativos, seus bens saqueados e seus amigos estão contra ele. Ele se vê sozinho, desamparado, saqueado por todos os lados. Ele chora até não ter mais forças para chorar. O servo de Deus precisa aprender a chorar.
B – Angustiar-se
6  Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.
Tem hora que precisamos nos angustiar. Diz a Bíblia que Davi muito se angustiou. Quem se angustia está dizendo que alguma coisa está errada, que alguma coisa está acontecendo e ele não pode se conformar, não pode se aquietar.
Não devemos seguir o exemplo do sacerdote Eli que não se angustiou quando soube que Deus mataria seus filhos.

11 Disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.
12  Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito à sua casa; começarei e o cumprirei.
13  Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu.
14  Portanto, jurei à casa de Eli que nunca lhe será expiada a iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de manjares.
18 Então, Samuel lhe referiu tudo e nada lhe encobriu. E disse Eli: É o SENHOR; faça o que bem lhe aprouver (1 Sm 3.11-14, 18).
Aquele homem não se angustiou diante de um anúncio tão trágico pelo profeta.
C – Reanimar-se
6  ... porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.
Não é somente angústia, porque se você somente se angustiar você naufraga também. Tem que ter também outra atitude. Que tipo de atitude Davi teve? Davi reanimou-se. Por quê? Por que era forte? Por que os inimigos eram poucos? Por que os amalequitas eram fracos? Por que tinha gente do lado dele? Não. Ele não se reanimou por nenhum fator externo. Ele se reanimou porque Deus podia socorrê-lo:
8  Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.
Davi se reanima para buscar a Deus. Quando você se põe de joelhos tem esperança.
Davi chega diante do Senhor e diz: devo cruzar os braços passivamente diante da derrota ou devo reagir? É possível nos conformar com a derrota. Tem muita gente que já se conformou. Trinca os dentes e diz que agora tem que sofrer mesmo, que é assim mesmo, que não muda mesmo, como aquela canção da Gabriela: eu nasci assim, eu cresci assim, eu vou morrer assim. O pau que nasce torto não endireita nunca mesmo. Não tem jeito mesmo, eu tenho que sofrer mesmo, eu tenho que chorar mesmo.
Há pessoas que já se acomodaram. Há pessoas que não tem mais esperança. Há pessoas que já entregaram os pontos, já desistiram. Meu irmão, em nome de Jesus, não desista, não entregue os pontos, não desanime. Reaja. Reanime-se no Senhor seu Deus. Ore ao Senhor. Há esperanças. O nosso Deus é o Deus dos impossíveis. Não sei qual é a luta que você atravessa. Qual o problema que aflija a sua alma. Não sei qual é a causa que você considera perdida, mas quando você se põe de joelhos, clama e invoca ao Senhor teu Deus, há esperança para você. Qual foi a resposta que Deus deu para Davi?
8  Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.
Tudo. Deus não restitui somente a metade. Deus restitui tudo. Isso é maravilhoso. Nós não servimos a um ídolo, não servimos a uma divindade tribal, nós servimos ao Deus que está no trono, que governa os céus e a terra. Ele pode restaurar e quando Ele restaura, restaura completamente.
O que Deus promete é a vitória e não a ausência de luta. Tem gente que pensa: bom, já que Deus vai restaurar, me deixa cruzar os braços, ficar de papo pro ar e deixar as coisas acontecerem. Diz a Bíblia que Davi saiu, que lutou e que a luta foi tão grande, tão intensa que dos 600 homens dele, 200 ficaram para trás de cansados que estavam.
Por pior que seja a crise que você esteja atravessando, precisa entender que em Deus há saída. Isso significa que você olha não para as circunstâncias, mas para o Deus que está no controle das circunstâncias. Então você se reanima. Então você se levanta. Então você crê que há uma porta de saída, que há um livramento, que há um Deus no céu que pode lhe estender a mão e tirar você desse poço escuro.
CONCLUSÃO
É hora de arregaçar as mangas, porque oração não é antônimo de ação. Oração implica também que você vai se levantar e colocar-se nas mãos de Deus como instrumento de Deus para realização desse projeto. Diz o texto que Davi saiu, que Davi lutou, que Davi venceu e que Davi tomou de volta tudo quanto os amalequitas haviam roubado dele, as coisas pequenas e as grandes, tudo Davi tornou a trazer.
Alguma coisa da sua vida foi tirada de você? Você tem algo ou alguém que foi saqueado da sua vida, da sua família? Você já foi um homem, uma mulher, um jovem, um adolescente, uma criança que já orou mais do que está orando hoje? Já teve mais gosto pelo estudo da Palavra de Deus do que você tem tido hoje? Teve mais prazer nas coisas de Deus do que tem tido hoje? Falava mais do amor de Deus para as pessoas do que fala hoje? Na sua casa já teve mais paz, mais harmonia, mais entendimento, mais diálogo do que está tendo hoje? Você já foi mais piedoso, mais santo, mais consagrado ao Senhor do que está sendo hoje? O que é que foi tomado de você que precisa tomar de volta?
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com
Bibliografia principal: Rev. Hernandes Dias Lopes