Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

AS SETE CARTAS DE APOCALIPSE - LIÇÃO IX – A CARTA À IGREJA DE TIATIRA



18  Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:
19  Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.
20  Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.
21  Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.
22  Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.
23  Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
24  Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;
25  tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.
26  Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
27  e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;
28  assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.
29  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas (Ap 2.18-29).

A cidade de Tiatira: A cidade de Tiatira estava situada no caminho entre Pérgamo e Sardes. Atualmente, chama-se Akhisar (significa “castelo branco”), na Turquia. Tiatira era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos, além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc. Havia em Tiatira grupos organizados de artesãos e profissionais, semelhantes às associações profissionais de hoje, mas com elementos religiosos de influência pagã. Como as outras cidades da época, Tiatira teve seus templos e santuários religiosos, incluindo templos aos falsos deuses Apolo, Tirimânios e Artemis (uma deusa chamada Diana pelos romanos). A importância de figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os discípulos e incentivava a idolatria e a prostituição. Lídia, a primeira pessoa convertida por Paulo na Europa, era de Tiatira, mas não temos mais nenhuma informação sobre esta Igreja. O que sabemos da Igreja vem das referências no Apocalipse.

Introdução

Pelo diagnóstico das Igrejas até aqui, podemos afirmar que Satanás estava presente e ativo na Ásia quando Jesus enviou estas cartas às Igrejas. Ele tinha sinagogas em Esmirna e em Filadélfia, e um trono em Pérgamo. Em Tiatira, ele tinha uma profetisa que incentivava as pessoas a conhecerem as “coisas profundas de Satanás”. Para servir a Deus num ambiente cheio da influência do diabo, o discípulo de Cristo teria que lutar e confiar em Deus, motivado pela recompensa prometida por Jesus aos vencedores.

1 – A Apresentação de Jesus à Igreja de Tiatira

A apresentação de Jesus sempre está relacionada ao problema detectado por Jesus na Igreja. E qual era o problema da Igreja de Tiatira? Um dos problemas de Tiatira era o comércio. Se um crente em Tiatira não frequentasse os sindicatos da cidade, que era fortemente comercial, ele estava fadado à falência financeira. Mas havia um problema, toda pessoa para fazer parte do sindicato de Tiatira, tinha que fazer parte do clube onde as pessoas faziam festas, banquetes em que se oferecia comida sacrificada aos ídolos. E o crente estava em um grande dilema, se não entrasse no sindicato entrava em falência financeira, e se participasse do sindicato se comprometia espiritualmente ao ponto de perder a sua identidade cristã e sua fidelidade a Deus.
Outro problema daquela Igreja era a imoralidade. Aquela Igreja estava sendo seduzida pela imoralidade. Tinha lá uma profetisa chamada Jezabel que estava induzindo o povo ao pecado. E como Jezabel estava induzindo o povo ao pecado? Jezabel dizia que só se conseguia vencer o pecado se experimentasse o pecado. Ou seja, para você vencer o pecado você tem que experimentar o pecado e aí você tem o poder de vencer e dominar o pecado. Em outras palavras, você tem que conhecer as profundezas de Satanás para vencer o pecado. E desta maneira, esta mulher começou a levar as pessoas para uma vida de impureza e prostituição. Como é que Jesus se apresenta a esta Igreja que estava vivendo desta forma?

A – Jesus se apresenta como o Filho de Deus

18  Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus...

Esta expressão em Apocalipse aparece somente aqui. Ela é comum no Novo Testamento, especialmente nos livros de João, como descrição de Jesus Cristo. Jesus inicia sua apresentação destacando a Sua autoridade. Ele conhecia profundamente aquela Igreja e não a conhecia por sabedoria humana, mas a conhecia por ser Deus, pela Sua Onisciência.
A Igreja de Tiatira era conhecida pelo seu amor, pela sua fé e pelas suas obras, mas estava entrando em um grande perigo, perigo qual que veio realmente a matar aquela Igreja, porque, no segundo século, já não havia mais vestígio de sua existência. Jesus, como Filho de Deus, alerta aquela Igreja quanto ao que estava acontecendo com ela, para que se volte para Ele e permaneça fiel, porque os servos fiéis são também chamados de filhos de Deus.

B – Jesus se apresenta como aquele que tem os olhos como chamas de fogo

18  Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz ...  que tem os olhos como chama de fogo...

Já vimos que Jesus conhece as obras da Igreja, Ele conhece as tribulações da Igreja e Ele conhece o lugar em que a Igreja habita. Mas Jesus conhece mais do isso porque Ele tem olhos poderosos e penetrantes. Jesus é aquele que sonda a mente e os corações, que vê o escondido, que vê o que nunca ninguém viu, que enxerga aquilo que está por trás das cortinas, que está por trás das aparências.
Jesus estava vendo tudo que acontecia naquela Igreja. Ele via as coisas abomináveis que estava acontecendo por detrás dos bastidores Ele sabia quem estava envolvido com Jezabel e conhecia àqueles que permaneciam fiéis a Ele. Jesus distingue entre o falso e o verdadeiro. Ele perscruta o íntimo de nosso coração e da nossa mente. Jesus discerne as verdadeiras intenções daquele que chega a Ele, porque seus olhos são como chamas de fogo.

C – Jesus se apresenta como aquele que tem os pés semelhantes ao bronze polido

18  Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz ... os pés semelhantes ao bronze polido:

Jesus tem força para castigar e até esmagar os seus inimigos. Ele é aquele que tem os pés de bronze para julgar e trazer juízo sobre aqueles que permanecem no pecado.
Jesus estava exortando àquela Igreja e dando a ela uma oportunidade de arrependimento. Caso ela não se arrependesse Ele traria sobre os rebeldes o seu juízo.

2 – A apreciação de Jesus à Igreja de Tiatira

Jesus elogia aquela Igreja a ponto de dizer que reconhecia o seu labor em meio as suas tribulações.

A – Jesus apreciava as obras daquela Igreja

19  Conheço as tuas obras...

A Igreja em Tiatira era uma congregação ativa, operante, trabalhadora, que estavam com as mãos no arado. Ao invés de esfriar, ela se tornou cada vez mais ativa no serviço a Deus. Isso nos faz lembrar de que os servos de Deus devem ser “sempre abundantes na obra do Senhor”, pois Deus nos criou para sermos seus servos neste mundo.

B – Jesus apreciava o amor daquela Igreja

19  Conheço ... o teu amor...

A Igreja de Tiatira era amorosa. Notem o contraste entre Éfeso e Tiatira. Éfeso tinha doutrina, zelo, ação, mas sem amor. Tiatira tinha amor, mas sem zelo. Éfeso não transige na teologia, mas deixa de amar. Tiatira tinha amor, mas não teve zelo na doutrina. Isso nos ensina que não podemos cair em um extremo e nem no outro; a Igreja precisa ter doutrina e precisa ter amor, porque o amor é o princípio fundamental na vida do cristão.

C – Jesus apreciava a fé daquela Igreja

19  Conheço ... a tua fé...

O remanescente fiel mantinha-se firme na doutrina, firme na Palavra. Junto com as suas obras, os discípulos em Tiatira mostraram a sua fé. As pessoas podem ser identificadas conforme a sua fé. Aquela Igreja foi reconhecida pela sua fé. A fé que agrada a Deus é a fé ativa que se mostra pelas suas obras.

D – Jesus apreciava o serviço daquela Igreja

19  Conheço ... o teu serviço...

Jesus aprecia a diacronia daquela Igreja, a capacidade que ela tinha de servir uns aos outros.

E – Jesus apreciava a perseverança daquela Igreja

19  Conheço ... a tua perseverança...

Jesus apreciava a capacidade daquela Igreja de suportar as perseguições sem perder a sua alegria em Deus. A perseverança é uma qualidade incluída nas características que definem os servos de Deus. A Bíblia diz que a tribulação produz perseverança, esta, por sua vez, produz experiência, e por fim a esperança. A Igreja de Tiatira estava atribulada, mas a tribulação naquela Igreja produziu perseverança que a tornou experiente na vivência cristã e cheia de esperança nas promessas de Deus.

F – Jesus apreciava as últimas obras daquela Igreja

19  Conheço ... tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.

Além de apreciar as obras daquela Igreja Jesus diz mais, diz que as suas últimas obras eram mais numerosas que as primeiras. Somente para esta Igreja Jesus disse isso. Que coisa linda, os crentes em Tiatira progrediram; não eram como a Igreja de Éfeso que estava em decadência. Geralmente nos enfadamos, cansamos e acomodamos, ficamos estagnados, conformados com o que já fizemos, achando que foi mais do que o suficiente para o Reino de Deus e penduramos a botina. Tiatira nunca se cansou de trabalhar para o Senhor.
Apesar de existir na Igreja de Tiatira gente que estava sendo seduzida por Jezabel, caindo na prostituição, ela era uma Igreja abençoada, pois era uma Igreja que tinha trabalho, amor, fé e perseverança. E ela tinha trabalho mais do que quando abraçaram a fé.

3 – A reprovação de Jesus à Igreja de Tiatira

Jesus viu problemas na Igreja em Tiatira, naquela Igreja em que apreciou tantas coisas boas. Ele fez uma crítica muito severa àquela Igreja.

A – Jesus reprova a tolerância daquela Igreja a heresia

20  Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine...

O problema da Igreja foi a sua tolerância a essa falsa profetisa e antes de Jesus reprovar a falsa profetiza Ele reprova a Igreja. Satanás é muito astuto. Ele percebeu que não poderia destruir esta Igreja de fora para dentro e começa a minar esta Igreja de dentro para fora, colocando, no meio do rebanho, seus agentes perversos. Aquilo que a Igreja de Éfeso tinha de positivo, A Igreja de Tiatira não tinha. A Igreja de Éfeso não tolerava falsos mestres e esta Igreja tolera e até cede o púlpito a heresia.
O povo de Deus deve repreender e rejeitar falsos mestres. A Igreja em Tiatira, possivelmente enfatizando o amor ao ponto de esquecer-se da pureza da doutrina, tolerava esta falsa mestra. Devemos ser tolerantes uns com os outros, mas há uma coisa que a Igreja jamais deve tolerar que é a heresia, o falso ensino, o engano religioso. O zelo na doutrina é uma postura que a Igreja de Cristo precisa manter sempre ativa. A pureza doutrinária precisa ser buscada e mantida pela Igreja a qualquer custo.

B – Jesus reprova a tolerância daquela Igreja ao pecado

20  Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel,  ... seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.

Sempre que a verdade é pervertida, perverte-se, inevitavelmente, o caráter. É impossível separar teologia de ética. Sempre que a Igreja cede em sua fidelidade doutrinária, o passo seguinte é ceder em sua firmeza moral. A Igreja de Tiatira cede o púlpito a uma falsa profetiza gnóstica chamada Jezabel e perde a sua pureza doutrinária e perde a sua moral.
É possível que a mulher realmente chamava-se Jezabel, mas é mais provável que Jesus tenha escolhido este nome por representar toda a maldade da mulher do rei Acabe no 9º século a.C. Ela teve uma influência terrível em Israel, conduzindo o povo à idolatria. A Jezabel de Tiatira agiu de maneira semelhante, seduzindo os cristãos às práticas de idolatria e prostituição.

4 – A exortação de Jesus à Igreja de Tiatira

Qual a exortação de Jesus Cristo àquela Igreja?

A – Jesus exorta àquela Igreja ao arrependimento

21  Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.

Depois de anunciar aquilo que estava reprovando, Jesus exorta aquela Igreja a arrepender-se de suas concessões ao pecado. Antes de Jesus confrontar o pecador em juízo, Ele o confronta com a sua misericórdia.
Jesus poderia destruir esta mulher no ato de seu pecado, mas Deus, na sua paciência e misericórdia, dá tempo para o pecador se arrepender. E se ele não se arrepende? O que acontece? Deus começa a pesar Sua mão. E como seria este pesar de Deus?

A1 – Deus pesaria sua mão através da enfermidade

22  Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.

Caso aquela mulher não aproveitasse a oportunidade de arrependimento que lhe era oferecida o juízo viria sobre ela. Esta não é a cama da prostituição a qual se deitava, mas a cama da doença e do sofrimento. Jesus forçaria esta mulher e seus cúmplices a se deitarem na cama de tribulação, pois depois de confrontá-la com misericórdia, Jesus a confronta com a disciplina.
Jesus transforma o leito do prazer em leito de sofrimento, transforma o leito de adultério em leito de enfermidade. Ele pega o próprio local ou situação em que se curtiu a vida para fazer sofrer. Isso é a justiça de Deus. Ele transforma o prazer do pecado no próprio chicote da disciplina.

A2 – Deus pesaria sua mão com a morte de seus filhos

23  Matarei os seus filhos...

Chega um momento em que a tolerância de Deus diz: basta. Pode ser que Jesus se refere literalmente aos filhos da profetisa, mas a palavra “filho” também se refere às pessoas que seguem o ensinamento ou o exemplo de alguém. Assim, os descendentes de Abraão são aqueles que praticam as mesmas obras e tem a mesma fé de Abraão e os filhos do diabo são aqueles que imitam as obras dele. Da mesma maneira é provável que os filhos de Jezabel sejam aqueles que seguem os ensinamentos e praticam as obras dela. Se não se arrependessem, Jesus mataria os malfeitores. Se a oportunidade oferecida não for aproveitada Jesus pesa a Sua mão contra os rebeldes.

B – Caso não se arrependessem aquela Igreja se tornaria um exemplo do juízo de Deus

23  ... e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.

O castigo divino tem vários propósitos. Um destes é o castigo dos culpados. Neste caso, Jesus prometeu matar as pessoas que praticavam a idolatria e a prostituição, caso não se arrependessem. Mas há um segundo motivo atrás deste castigo. A morte de alguns serviria de alerta para outros. As Igrejas entenderiam que Jesus realmente sabe de tudo que acontece, e que Ele julga retamente segundo as obras de cada um. Devemos aprender as lições dos pecados do passado, e considerar as consequências da desobediência.
Olha vocês que Deus trás o juízo também com a oportunidade de que se arrependa. Hoje, os alertas de Deus são juízo misturado com misericórdia, dizendo ao homem que ainda tem chance, que ainda há oportunidade de arrependimento. Um dia esta porta se fechará e aí será tarde demais!

5 – A promessa de Jesus à Igreja de Tiatira

Na última parte desta carta, Jesus oferece encorajamento aos cristãos em Tiatira.

A – Jesus encoraja os fiéis remanescentes daquela Igreja

24  Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás...

Jesus é aquele que distingue os fiéis dos infiéis. Havia naquela comunidade três grupos de pessoas. O primeiro grupo era o dos fiéis, aqueles que se mantiveram incontaminados. O segundo grupo eram aqueles que estavam tolerando o pecado e o terceiro grupo eram aqueles que não somente toleravam, mas estavam na prática das doutrinas de Jezabel. Jesus já falou sobre os filhos de Jezabel. Agora ele encoraja os outros, os discípulos fiéis que não aceitaram a doutrina dela e não participaram do conhecimento das “coisas profundas de Satanás”.
Jesus prometeu vida e vida em abundância àqueles que o seguirem e permanecerem fiéis a Ele. Paulo exorta os crentes a buscarem a plenitude do Espírito Santo e Deus exige a santidade de todo aquele que se aproxima dele. Algumas pessoas não buscam as “profundezas de Deus” por estarem escravizadas pelo conhecimento das profundezas do diabo.

B – Jesus promete não aumentar a tribulação dos fiéis daquela Igreja

24  ... Outra carga não jogarei sobre vós;
25  tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.

Manter a pureza no meio da influência negativa em Tiatira e sob a pressão de falsos ensinamentos como o de Jezabel já seria difícil. Jesus não exigiria mais do que isso daquela Igreja. Ele não permite que seus servos sejam tentados além de suas forças:

13  Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar (1 Co 10.13).

Já possuímos tudo que precisamos para termos vida plena em Cristo. É ilusão acharmos que precisamos de novidades para termos experiência mais profunda com Deus. Temos a Bíblia, mas parece que ela não é suficiente para alguns, pois eles querem algo mais e todos aqueles que buscam novidades se desviam, porque novidade é como chiclete, logo perde seu efeito, mas a Palavra de Deus dura para sempre e ela nos é suficiente; tão somente devemos conserva-la no coração. A Igreja não tem que buscar novidades e sim se alimentar do banquete que Deus já proveu para ela.

C – Jesus promete autoridade sobre as nações ao vencedor

26  Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
27  e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;
28  assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.

Quem é o vencedor? Aquele que permanecer fiel até o fim. A perseverança é a marca dos santos. Aquele que abandona a carreira cristã no meio do caminho é como Judas, filho da perdição, que nunca nasceram de novo. Pode ter certeza disso:

19  Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos (1 Jo 2.19).

E qual é a promessa ao vencedor? Julgar as nações! Do que os crentes de Tiatira tinham medo? De não fazerem parte do sindicato e entrar em falência. Aí Jesus aparece e diz àquela Igreja que os vencedores, não somente vão ter sucesso, mas vão também estarem no Trono julgando com cetro de ferro as nações.
Os cristãos perseguidos foram vítimas da maldade dos homens poderosos deste mundo e até mesmo do poder do governo. Mas os vencedores dominarão sobre as nações com o poder do Ungido de Deus. Jesus dará aos fiéis o privilégio de participarem do vitorioso Reino Messiânico.
A Igreja não está apenas no céu, ela está com Cristo no Trono. Ela não terá apenas riquezas materiais, ela terá também a estrela da manhã, ela terá o próprio Jesus Cristo como seu tesouro.

Conclusão

A proposta de Jezabel era conhecer as coisas profundas de Satanás, mas a proposta de Jesus era outra. Quem renunciasse este conhecimento perigoso que leva ao pecado, ao juízo e a morte vai conhecer, em profundidade, a Jesus Cristo, a Estrela da Manhã. O vencedor vai experimentar não somente a autoridade de Cristo, reinando com Ele, vai experimentar também a Sua glória.
Jesus vê tudo e faz uma distinção absoluta entre os servos de Satanás e os servos fiéis do Senhor. Para os que insistem em servir ao diabo, Ele promete tribulação e morte. Para os discípulos dele, Ele promete viver em Sua presença e o privilégio de reinar com Ele sobre as nações.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas. Esta carta não é apenas para a Igreja de Tiatira, esta carta é para mim e para você. Ela é pra nós.
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com