Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

VII – UMA DEVOÇÃO SINCERA: BEM-AVENTURADOS OS LIMPOS DE CORAÇÃO

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus (Mt 5.8).
Introdução
Ver a Deus é um desejo presente no coração daqueles que acreditam na sua existência. Muitas pessoas sentem-se atraídas pela idéia de um “Ser Supremo” que controla todas as coisas e querem entrar em contato com ele de alguma forma. Há uma grande busca por aquilo que se julga ser “espiritual” nestes últimos tempos. A cada dia cresce mais o interesse pela espiritualidade, pela religiosidade, mas, infelizmente, não pela devoção sincera a Deus. Podemos testemunhar peregrinações a lugares sagrados, pessoas que almejam encontros pessoais com divindades, meditações transcendentais na busca do contato com o “Ser Supremo”. Há, de fato, uma explosão de interesse por tais coisas. As pessoas querem se aproximar do que imaginam ser Deus, não que elas tenham motivos justos para isso, mas apenas porque querem, porque não há nelas nenhum interesse em firmar com Deus uma aliança sincera. Jesus nos disse que para que isso aconteça é preciso preencher um requisito: Ser puro de coração.
Não é fácil ser limpo de coração no mundo em que vivemos. Muitas são as alternativas que existem para sujar nosso coração. Vivemos em uma época e em um País extremamente sensual, onde a cada dia é um desafio de você manter pura a sua mente e suas emoções. Maridos encontram muitas facilidades para trair suas esposas e vice-versa também. Para os adolescentes é o desafio de viverem fora dos modismos que o mundo lhes oferece, para os jovens é o desafio de viverem fora dos prazeres da carne, sendo todos imundos e nos distanciam ainda mais de Deus. Por estes e outros motivos, permanecer de coração limpo é um desafio cada vez maior para os atuais servos de Deus. Satanás e o mundo sob seu controle, bem como a nossa carne imperfeita, exercem forte pressão para nos distanciar de Deus.
É por causa destas coisas que, quando queremos manter o coração puro, nos sentimos meio sozinhos. Parece que ninguém mais tem tal interesse. Mas o fato de outros não desejarem fazer isso não significa que não devamos ou precisamos fazê-lo. É nossa obrigação manter puro o coração em todo o tempo. Para resistir às pressões é de suma importância ter amor à pureza de coração e firme determinação de mantê-la. A recompensa para isso não será pequena! Vamos analisar três conceitos:
1 – A PUREZA COMEÇA COM O CORAÇÃO
Apesar de, cientificamente, o coração ser apenas um órgão responsável pelo bombeamento do sangue no corpo, popularmente ele é reconhecido como o centro dos sentimentos e das emoções. Para a Bíblia o significado é ainda mais amplo. Ele é o centro da personalidade humana, ou seja, representa a pessoa interior, a sede dos motivos e das atitudes. Inclui, também, o pensamento e a própria vontade.
6  Não comas o pão do invejoso, nem cobices os seus delicados manjares.
7  Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo (Pv 23.6-7).
Ele diz uma coisa, mas seu coração diz outra. Ele parece ser o que diz, mas a Bíblia diz que a pessoa é o que seu coração sente. E as palavras de Jesus explicam muito bem o fato de sermos o que é o nosso coração:
18  Então, lhes disse: Assim vós também não entendeis? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,
19  porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso? E, assim, considerou ele puros todos os alimentos.
20  E dizia: O que sai do homem, isso é o que o contamina.
21  Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios,
22  a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
23  Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem (Mc 7.18-23).
É o que procede do coração que nos contamina. Jesus demonstra em seu ensino que uma pessoa só pode ser verdadeiramente boa, externamente, se seu coração for bom. Ou seja, se o coração, que é o centro do homem, for puro, todo o homem o será, mas se for mau também o será em todo o seu ser:
15  Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.
16  Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
17  Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.
18  Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.
19  Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
20  Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis (Mt 7.15-20).
E Lucas fala assim:
43  Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto.
44  Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas.
45  O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração (Lc 6.43-45).
Quando Jesus se referiu ao coração dessa forma, rechaçou o conceito farisaico de pureza, que era algo meramente externo para eles. Para os fariseus, o que importava era a aparência de santidade e não a santidade intima. Não foi sem motivo que Jesus os acusou severamente.
13  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!
24  Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!
25  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!
26  Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo!
27  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!
28  Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
33  Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno (Mt 23.13,24-28,33)?
Portanto, em contraste com a externa, superficial e hipócrita religião dos fariseus e escribas, Jesus enfatiza a necessidade de absoluta sinceridade e integridade de vida. As pessoas não devem ser limpas apenas externamente, mas inteiramente, a partir do coração. Como manter um coração puro? O autor de Hebreus nos adverte:
12  Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;
13  pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.
14  Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos (Hb 3.12-14).
Não podemos permanecer puros de coração se desenvolvemos um coração faltoso de fé. Que conceitos Satanás propaga para minar a fé em Deus? Entre outros, a teoria da evolução, o relativismo moral e religioso e dúvidas sobre a inspiração divina das Escrituras Sagradas. Não devemos nos deixar afetar por tais ideologias mortíferas. A leitura diária da Bíblia e a meditação profunda no que lemos são defesas fundamentais contra tais ataques. O conhecimento exato da Palavra de Deus estimulará nosso amor a Deus e apreço pelo seu modo de agir. Esse amor e apreço são indispensáveis se desejamos rejeitar raciocínios falsos e manter forte a nossa fé em Deus, de modo a manter um coração puro.
Jesus, ao dizer “limpos de coração” atacou o problema central da humanidade. Ele não quis apenas dizer: “Vocês precisam mudar algumas coisas que me desagradam, pois no fundo todos vocês são bons”, mas deixou claro que o problema do homem está em sua essência. Não é superficial, mas envolve toda a sua natureza. O problema está no coração, de onde os pecados procedem. Portanto, a mudança não pode ser apenas externa, como tentar evitar o pecado, mas precisa ser interna, precisa haver uma purificação da fonte do mal, precisa acontecer uma transformação de vida, uma troca de coração, de um coração carnal por um coração regenerado.
2 – SER LIMPO DE CORAÇÃO NÃO É PARA QUALQUER UM
A Bíblia diz que, por natureza, todos os corações são contaminados. Jeremias disse:
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá (Je 17.9)?
De fato, ninguém nasce com o coração limpo, mas manchado pelo pecado. Davi disse:
Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe (Sl 51.5).
Ao escrever isso ele tinha consciência de que, se quisesse ter um coração puro, necessitava de purificação, por isso que ele pediu em seguida:
10  Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável (Sl 51.10).
Portanto, ser de coração limpo não é para qualquer um e vou explicar o porquê, apesar de já estar um pouco claro nos textos acima. J. B. Phillips traduz esta bem-aventurança assim: "Bem-aventurados os absolutamente sinceros", e esta frase parece refletir o verdadeiro significado das palavras de Jesus. A limpeza, nesta bem-aventurança, não se refere à perfeição absoluta de um ser humano. É muito mais provável que fale da pureza de uma devoção sincera. Outros textos nos ajudam a entender melhor isso:
23  se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!
24  Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mt 6.23-24).
E Paulo também diz:
2  Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.
3  Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo (2 Co 11.2,3).
E Tiago também faz este uso da limpeza quando diz:
8  Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração (Tg 4.8).
E esta idéia de limpeza para ver a Deus também faz parte do discurso do salmista que diz:
Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar?
O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente (Sl 24.3-4).
Pessoas assim não permitem que nada se interponha no seu caminho, porque ele deseja ver a Deus com todo o seu coração. Portanto, ser limpo de coração é ter uma devoção sincera a Deus, e como o coração é o centro de nossos sentimentos, quem tem uma devoção sincera tem também um coração limpo. E quando Tiago fala sobre a provação deixa bem claro que quem não pratica a limpeza de coração em sua vida e não tem fé não receberá de Deus alguma bênção:
4  Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
5  Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;
8  homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos (Tg 1.4-8).
Portanto, ter um coração limpo é pela fé porque não depende de nós:
23  Eu sei, ó SENHOR, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos (Je 10.23).
É impossível para o homem ter uma devoção sincera a Deus por si só. Mas o que é impossível para nós é totalmente possível para Deus, pois para que sejamos limpos de coração é que Ele realiza em nós o novo nascimento:
3  A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4  Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
5  Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus (Jo 3.3-5).
E aí está quem são àqueles capacitados a terem um coração limpo: os convertidos em Cristo. A verdadeira visão de Deus é concedida somente àqueles que são absolutamente honestos e sinceros de coração para com Deus. E o caminho de Deus para a purificação do coração sempre foi o do derramamento de sangue.
22  Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão (Hb 9.22).
O autor estava falando dos sacrifícios oferecidos na antiga aliança para autenticar o sacrifício eficaz de Cristo, que é suficientemente capaz de purificar de todo pecado a todo aquele que lhe é enviado pelo Pai. E isso dá ainda muito sentido nas palavras que João escreveu:
6  Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
7  Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
8  Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.
9  Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
10  Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós (1 Jo 1.6-10).
O sangue de Jesus Cristo derramado na cruz é nossa única fonte de purificação. Entretanto, alguém que foi purificado pelo sangue de Jesus pode e deve viver uma vida de pureza. A Bíblia diz:
26  Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.
27  A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo (Tg 1.26,27).
O crente possui o grande privilégio de ser um daqueles que pode possuir um coração limpo, por isso, ele deve constantemente limpar seu coração de todo pecado e isso não se faz com água e sabão, mas tão somente com arrependimento e confissão. Ele deve ser uma pessoa simples e sem segundas intenções. Lembram das palavras de Tiago?
8  Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração (Tg 4.8).
Assim que devemos ser e fazer. O sacrifício de Cristo pelos pecadores tornou possível uma devoção sincera a Deus até mesmo aos pecadores regenerados. A parábola do semeador nos ensina muito bem isso quando fala da semente que caiu em boa terra:
15  A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança (Lc 8.15).
Eles também são pecadores, mas regenerados. Eles também têm as suas lutas, eles também têm muitos pássaros para lhes roubar seus sonhos, também têm muitas pedras em seus caminhos e também têm muitos espinhos para machucá-los, mas não se deixam vencer por eles, porque sempre podem contar com a graça de Deus. O Salmista diz:
8  Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores.
9  Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho (Sl 25.8-9).
Um coração limpo é ausente de falsidade, ou seja, é um coração sincero. Mas apenas sinceridade não basta. Alguém pode ser sincero, mas estar errado em sua convicção religiosa. Os sacerdotes de baal que invocaram seu deus diante do profeta Elias, o faziam com sinceridade, chegando até mesmo a se ferirem na esperança de que ele se manifestasse. Eram sinceros no que faziam, mas estavam errados. Mas conhecer a verdade e não ser sincero também não traz nenhum benefício, pelo contrário, piora ainda mais a situação. Tiago diz:
17  Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando (Tg 4.17).
Quem foi purificado pelo sangue de Jesus e dirige sua vida com integridade e pureza, tanto interna quanto externamente, tem um coração puro e verá a Deus. Não é para qualquer um, mas serve para todos nós.
3 – A GRANDE RECOMPENSA DE SER LIMPO: VER A DEUS
Eles verão a Deus, não como os judeus no Sinai, mas no pleno entendimento de um íntimo relacionamento com Ele. Jesus explicou isso aos seus discípulos:
7  Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.
8  Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
9  Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai (Jo 14.7-9)?
O convertido não possui um coração vazio, pois ele passa a ser habitação de Deus. Jesus se revela e mora nos corações regenerados, por isso que eles possuem uma visão tão clara de Deus. Seus olhos são abertos e aos seus corações são revelados os mistérios da fé. Agora eles podem ver a Deus! Lembram das palavras do salmista? Ele descreve o homem que poderá permanecer na presença de Deus:
Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar?
O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.
5  Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação.
6  Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó (Sl 24.3-6).
A grande bem-aventurança dos limpos de coração é que eles, e somente eles, verão ao Senhor. Mas até lá há um longo caminho a percorrer e é totalmente necessário não permitir que os pássaros, as pedras e os espinhos no caminho nos derrotem e venham a nos impedir de chegarmos vitoriosamente a linha de chegada. É necessário manter sempre limpo o coração! A Bíblia nos adverte que:
14  Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).
Ver a Deus já é possível, num certo sentido, nesta vida. Aqueles que se achegam a Deus, recebem pela fé uma visão de quem Deus é e de como Ele age. Vemos a Deus quando temos acesso a sua vontade e partilhamos dos seus propósitos para o mundo através de sua Palavra. Somente as pessoas que foram lavadas pelo sangue de Jesus possuem tal privilégio. Mas a maior parte desta bem-aventurança não está reservada para esta vida. João diz:
2  Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é (1 Jo 3.2).
Vai ser quando Cristo voltar ou se, antes disso, nós formos até Ele, é que veremos a Deus com perfeição, é que veremos o céu em todo o seu esplendor. Esta mesma esperança tinha Jó em seu coração quando disse:
25  Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.
26  Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus.
27  Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim (Jó 19.25-27).
Que privilégio é ter hoje e quão inestimável será no futuro quando o veremos face a face! Só os limpos de coração poderão fazê-lo! Somente eles poderão se aproximar da luz, porque somente eles amaram esta luz. E que visão teremos lá no céu? Esta visão será tão sublime que não temos nem como descrevê-la aqui. João, que viu a glória do Trono de Deus, se limita a dizer que ainda não se manifestou o que havemos de ser. E Paulo, que também viu a glória do céu, se limita a nos relatar que a sua luz é inacessível:
16  o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém (1 Tm 6.16)!
E os ímpios, que amam mais as trevas do que a luz, não suportam se aproximarem daquele que habita em luz inacessível. Esta será a condenação deles:
19  O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más (Jo 3.19).
Mas os limpos de coração, os regenerados em Cristo receberão grande recompensa pelas suas lutas aqui neste mundo para permanecerem limpos: eles verão a Deus. Eles viverão na presença de Deus. É o noivo na presença da noiva para as festas das bodas, uma festa que jamais terá fim. Não sei se olharemos diretamente para Deus quando estivermos lá. De qualquer forma a bem-aventurança não está ligada na visão em si, mas ao maravilhoso e indescritível prazer de desfrutar da presença de Deus. E termino com as palavras do salmista que diz:
12  Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Sl 25.12).
Jesus é o maravilhoso pastor que apascenta as suas ovelhas sem se esquecer de nenhuma sequer.
Conclusão
O objetivo de todo cristão deve ser o de buscar uma vida de santidade e de pureza, sabendo que há uma promessa indizível para ele: Ver a Deus. E para permanecer na presença de Deus, é necessário ter pureza de coração. Pela Palavra de Deus entendemos que ninguém nasce puro, mas que pode tornar-se um pela fé em Cristo Jesus, cujo sangue derramado pode purificar nosso coração de todo pecado. A prova de que alguém foi purificado é viver em constante luta contra o pecado, buscando sempre obedecer à vontade de Deus.
A consequência disso é ver a Deus. E ver a Deus representa receber todas as bênçãos possíveis! É algo que está além das possibilidades! É algo que vai além da razão! É a felicidade mais indescritível que pode existir! Não é possível, nesta carne, sequer imaginar qual deve ser a intensidade da felicidade sentida por alguém ao apresentar-se diante de Deus, puro, agradecido por causa de Jesus, e contemplar a majestade do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Sejamos fiéis à Palavra de Deus e não nos deixemos levar por uma mente carnal, tomando atitudes carnais que não cooperam, em nada, para dignificar a nossa fé. Vamos ser limpos de coração, equilibrados e fervorosos em nossas orações, agradecendo ao Senhor por tudo, pois hoje Ele está perto de nós e amanhã estaremos em Sua adorável presença. Que Deus assim nos abençoe! Amém!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com
Bibliografia:
Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Sociedade Bíblica do Brasil.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

ESPERANÇA SEMPRE, COVARDIA NUNCA



21  Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
22  Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher.
23  Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.
24  Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne.
25  E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé,
26  a fim de que aumente, quanto a mim, o motivo de vos gloriardes em Cristo Jesus, pela minha presença, de novo, convosco (Fp 1.21-26).
Introdução
Eu vou desistir. A vida não é do jeito que a gente pensa, melhor acabar com tudo. Se vocês acham que há algum motivo para viver nesse sofrimento me falem. Este é o pedido de socorro de uma jovem em uma rede social da internet. E como este, muitos outros apelos de desespero são lançados diariamente, muitas outras pessoas estão desistindo da vida em função de algum sofrimento.
Alguns estudos têm demonstrado que, para cada pessoa que cometeu suicídio, outras duzentas tentaram se suicidar e outras quatrocentas pensaram em fazer isso. O fato é que muitas pessoas se suicidaram, muitas outras tentaram o suicídio e muitas pensam em fazê-lo hoje ou em algum outro dia. Mas especialistas afirmam que, na maioria dos casos, as pessoas que tentam o suicídio não querem pôr um fim à sua vida; na verdade, o que elas querem é pôr um fim ao seu sofrimento. Elas acham que têm uma razão para morrer, mas o que precisam mesmo é de uma razão para viver. E por que continuar? A resposta a esta pergunta é o objetivo do nosso estudo de hoje.
Nosso texto básico nos fala de um homem que estava ansioso para partir. Este homem sabia o que era sofrer, e se sofrimento é causa de se por fim a vida, este homem tinha motivos de sobra para isso. Mas apesar das dores, este homem não estava desistindo da vida, pelo contrário, ele está falando sobre o desejo de permanecer vivo mesmo em meio a tantas tempestades e testemunhando o que o mantém vivo: a esperança. A morte seria para este homem o fim de todos os seus sofrimentos, mas ele é consciente de que seria também o fim de um suporte de esperança que ele significava para muitos. E esta atitude de pensar no próximo, desvia o olhar egoísta do que lhe seria mais cômodo e fixa no que é uma loucura para muitos: continuar sofrendo, mas sendo abençoador de muitos. Ele encontrou uma razão para continuar a viver. Há muitas razões para continuarmos a viver e nunca desistir da vida, mas pela limitação quero, hoje, apresentar apenas três delas.
01 – AS CIRCUNSTÂNCIAS NÃO SÃO PERMANENTES, ELAS MUDAM
Uma circunstância aflitiva pode mudar para melhor de uma hora para outra, mesmo que ela pareça estar fora de seu controle. Por mais negra que sejam as perspectivas nada é permanente, as coisas mudam e elas podem mudar para melhor. O suicídio tem sido descrito como “uma solução permanente para um problema temporário”. As consequências de uma atitude suicida são eternas, mas o sofrimento que leva a esta atitude é temporária. Portanto, se isto se passa pela sua mente persista e verás um novo raiar no horizonte de sua vida. Há um cântico que diz: sempre há de existir um novo amanhã preparado pra mim.
A Bíblia tem muitos exemplos de pessoas que tiveram as circunstâncias de suas vidas mudadas. Rebeca não podia ter filhos. Depois de um período de oração de seu esposo a seu favor ela finalmente engravidou:
21  Isaque orou ao SENHOR por sua mulher, porque ela era estéril; e o SENHOR lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu (Gn 25.21).
Mas ela estava tendo uma gravidez cheia de problemas:
22  Os filhos lutavam no ventre dela; então, disse: Se é assim, por que vivo eu? E consultou ao SENHOR (Gn 25.21-22).
Ela ficou tão aflita a tal ponto de querer morrer, não queria mais viver. Um sonho que de repente se torna um pesadelo! E qual a atitude dela? Desistir! Dar um fim ao sofrimento repentino e momentâneo de sua vida. Esta era a sua vontade naquele momento de luta. Passado o período de sofrimento, veio a razão dele:
24  Cumpridos os dias para que desse à luz, eis que se achavam gêmeos no seu ventre (Gn 25.24).
Ela estava grávida de gêmeos. E Deus revela o futuro de sua geração para Rebeca:
23  Respondeu-lhe o SENHOR: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço (Gn 25.23).
Se ela tivesse desistido de sua vida o futuro de sua geração seria comprometido. Um de seus filhos foi Jacó, o qual gerou doze filhos e destes foram formadas as doze tribos que depois se tornaram a nação de Israel. O outro filho foi Esaú do qual descendeu a nação de Edom. As coisas mudaram e mudaram para melhor e o sofrimento ficou para trás, mas na história brilhante destes povos, um de seus ancestrais desejava a morte. Veja o caso de Moisés:
14  Eu sozinho não posso levar todo este povo, pois me é pesado demais.
15  Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos; e não me deixes ver a minha miséria (Nm 11.14-15).
Moisés foi o escolhido de Deus para libertar o povo de Israel da escravidão do Egito. Deus mandou as pragas por intermédio de Moisés e por intermédio dele também abriu o mar para o povo atravessá-lo a pé, mas, no deserto, logo no primeiro clamor do povo Moisés arria as pernas e pede a saída do cenário, pedindo até mesmo a morte. Ele resolve desistir de tudo. Deus o encoraja e ele prossegue por 40 anos naquele deserto na liderança daquele povo, conquistando grandes vitórias e triunfando a cada obstáculo que surgia. Mas houve um momento de sua vida que ele queria desistir. Se ele tivesse levado a cabo a sua decisão não teria contemplado os reveses de sua vida. As circunstâncias mudaram e mudaram para melhor.
Muitas vezes lutamos como um guerreiro por muito tempo nas batalhas da vida, mas de repente nos cansamos e começamos a achar o fardo da vida pesado demais. Quando isso lhe acontecer não desista da vida, entregue este pesado fardo para Jesus que Ele lhe aliviará o peso de seus ombros. Ele mesmo te faz este convite:
28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
29  Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
30  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Mt 11.28-30).
E veja também o caso de Elias:
4  Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais (1 Rs 19.4).
Elias tinha acabado de vencer os profetas de baal no monte Carmelo em um grande desafio. De repente, no auge de sua vida, desanimado e abatido, se enfia em uma caverna e resolve desistir de tudo e até pede pelo fim de sua vida. Mal sabia ele dos propósitos grandiosos que Deus ainda tinha para sua vida e ele fica enclausurado em uma caverna mesquinhando pela vida.
A insatisfação pela vida cega nossos olhos pelos milagres que Deus já realizou em nossas vidas e nos torna verdadeiros ingratos a Deus, o autor da vida. Ela também ofusca qualquer esperança e nos faz fechar as portas do coração para o renovo de Deus em nossa vida. Deus não atende aos desejos mórbidos de Elias, encoraja-o a sair daquela caverna. Ele sai e prossegue seu caminho com grandes vitórias e tremendas experiências com Deus. Ele queria morrer, mas mal sabia ele que nem plano de morte Deus tinha para ele. Ele foi arrebatado ao céu sem passar pela morte.
Lembram de Jó? Sua situação está ruim? Você está sofrendo muito? Pensa que a situação que está vivendo é pior que a situação que este homem enfrentou? Ele perdeu tudo o que tinha: dinheiro, filhos e saúde. A única coisa que lhe restou foi sua esposa, e ainda assim para criticá-lo duramente. No auge de seu sofrimento não foi diferente de muitos, ele resolveu desistir de tudo e desejar a morte:
3  Pereça o dia em que nasci e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!
4  Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz.
5  Reclamem-no as trevas e a sombra de morte; habitem sobre ele nuvens; espante-o tudo o que pode enegrecer o dia.
6  Aquela noite, que dela se apoderem densas trevas; não se regozije ela entre os dias do ano, não entre na conta dos meses.
7  Seja estéril aquela noite, e dela sejam banidos os sons de júbilo.
8  Amaldiçoem-na aqueles que sabem amaldiçoar o dia e sabem excitar o monstro marinho.
9  Escureçam-se as estrelas do crepúsculo matutino dessa noite; que ela espere a luz, e a luz não venha; que não veja as pálpebras dos olhos da alva,
10  pois não fechou as portas do ventre de minha mãe, nem escondeu dos meus olhos o sofrimento.
11  Por que não morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela?
12  Por que houve regaço que me acolhesse? E por que peitos, para que eu mamasse (Jó 3.3-12)?
Imagino quantas pessoas neste mundo faz dessas palavras de Jó as suas palavras. Quantos não desejariam nem ter nascido? Quantos nem sequer comemoram seu aniversário por não ver uma boa razão para isso? Quantos não estão demasiadamente cansados de suas decepções? Sentindo-se viver às margens da vida como viveu o cego de Jericó até ao dia em que se encontrou com Jesus? Parece que nada lhes restam a não ser amaldiçoar o seu nascimento e por fim a uma vida que nunca deveria ter existido. Mas há um tremendo engano em quem pensa assim. Mal sabia Jó do futuro brilhante que ele ainda teria no restante de seus dias:
10  Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.
11  Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro.
12  Assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
13  Também teve outros sete filhos e três filhas.
14  Chamou o nome da primeira Jemima, o da outra, Quezia, e o da terceira, Quéren-Hapuque.
15  Em toda aquela terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.
16  Depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração.
17  Então, morreu Jó, velho e farto de dias (Jó 42.10-17).
Este foi o futuro de um homem que um dia amaldiçoou o dia de seu nascimento, que queria o fim de sua vida, que queria desistir de tudo, inclusive da vida. Se ele tivesse conseguido o intento de seu coração não teria contemplado um dos maiores revés que este mundo já conheceu. As circunstâncias mudaram na vida de Jó, e como mudaram.
Se você ler os relatos bíblicos sobre essas pessoas, vai descobrir que as circunstâncias delas mudaram e mudaram para melhor, e de uma forma que elas nunca teriam imaginado. O mesmo pode acontecer com você. Não desista! A vida está difícil para você? Tem sofrido muito? Tem chorado muito? Saiba que ela não está assim tão diferente do que deveria ser, pois a Bíblia diz:
8  Ainda que o homem viva muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo, deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos. Tudo quanto sucede é vaidade (Ec 11.8).
Está sofrendo? Para de se lastimar. Para de considerar-se uma vítima, erga a cabeça e avante. A Bíblia diz:
6  Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas (Ec 11.6).
Que conselho maravilhoso! Faça isso! Desafie você mesmo a fazer isso todos os seus dias. É melhor enfrentar seus problemas um dia de cada vez. Jesus aconselhou:
33  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34  Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal (Mt 6.33,34).
Talvez, você esteja sofrendo por causa de uma doença crônica, de um casamento rompido, de uma grande decepção ou da morte de uma pessoa querida. Até mesmo nesses casos, existe algo que você pode mudar: a sua maneira de encarar a situação. Aceitar o que você não pode mudar vai ajudá-lo a ter um ponto de vista mais positivo sobre a vida. A Bíblia diz:
15  Todos os dias do aflito são maus, mas a alegria do coração é banquete contínuo (Pv 15.15).
Aceitar a vida como ela é também pode ajudá-lo a encontrar meios de lidar com a situação, em vez de recorrer ao ato covarde de suicídio como saída. Dessa forma, você estará assumindo certo controle sobre uma situação que parece ser impossível de controlar. Lembram de Jó? Ele amaldiçoou o dia de seu nascimento, mas no âmago de sua alma pode dizer:
10  Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios (Jó 2.10).
Você não consegue subir uma montanha num único passo, mas talvez você consiga encarar o desafio dando um passo de cada vez. O mesmo se dá com a maioria dos problemas que você enfrenta; mesmo aqueles que parecem ser tão grandes como uma montanha. Nunca se esqueça de que as circunstâncias sempre mudam.
02 – NÃO SOFRA SOZINHO, PEÇA AJUDA
Talvez você esteja passando por um período tão intenso de sofrimento que esteja pensando: Prefiro morrer do que viver! Talvez você diga isso porque acha que não há nada que possa ser feito para melhorar a sua situação. Mas digo a você que há muitas fontes de ajuda que estão disponíveis para você.
Por incrível que pareça, existem muitas pessoas que se importam com você, podendo ser sua família ou seus amigos, e que talvez até já tenham mostrado que você é importante para elas. Além delas, outras pessoas, que talvez você nem conheça, se importam com você. Mas há uma ajuda que você não pode deixar de buscá-la: a ajuda espiritual.
A – Busque por ajuda espiritual
Anseio suicida é uma doença da alma, é uma doença do coração, e não é uma doença cardiovascular, é uma doença sentimental. E uma doença da alma não se cura com medicamentos, com remédios fitoterápicos, mas uma doença espiritual se cura com remédio espiritual.
Você pode até não acreditar, mas muitas pessoas se importam pelo seu bem estar, e quero lhe dizer que há especialmente uma com quem você sempre pode contar: Deus. Nunca duvide do amor dele por ti. Se você está decepcionado com Deus procure a razão disso em você porque Deus é perfeito e sempre socorre àqueles que nele se refugia. A Bíblia diz:
30  Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,
31  mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam (Is 40.30,31).
Quando você diz: É impossível! Deus te responde: Tudo é possível! É comum sentirmo-nos desencorajados e até desesperados quando as coisas vão mal. Mas Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento. Para cada pensamento negativo que temos, Deus tem uma resposta positiva para nós. E, dentro das nossas inúmeras necessidades, Deus, que ama incondicionalmente, tem sempre para nós a providência certa para cada situação. Ele sempre te diz:
10  não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel (Is 41.10).
Muitas pessoas já experimentaram situações de extrema angústia, e tendo pedido a ajuda de Deus, sentiram o conforto no íntimo de seus corações, mesmo quando todas as coisas à sua volta evidenciavam o contrário. Se você está passando por uma tempestade, é o seu momento de crer e vencer. Lembre-se:
5  ... Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.5).
Porque as circunstâncias mudam. Tudo passa, e a tua angústia, com certeza, vai passar! Vença a tempestade. Vá ao encontro de Deus. Veja o exemplo do salmista:
3  As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está (Sl 42.3)?
Deus está perto de você, do seu lado, esperando você buscar ajuda nele, porque Ele não é um Deus intruso, Ele não se intromete se não for convidado. Este mesmo salmista dizia:
5  Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu (Sl 42.5).
Ore! Faça uma oração! Orar não deve ser algo que você faz apenas para se sentir melhor, nem deve ser o último recurso em momentos de desespero. Na verdade, orar é uma forma de se comunicar com Deus, que se importa com você. Deus quer que você conte a Ele os seus problemas. Confie a Deus todos os seus problemas, porque ele se preocupa com você. A Bíblia diz:
6  Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,
7  lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (1 Pd 5.6-7).
E quem de nós não está cheio de ansiedades? Quem de nós não está cheio de anseios para lançar diante de Deus? Que tal conversar com Deus em oração ainda hoje? É simples, apenas conte a Deus os seus problemas, abra o seu coração para Ele com sinceridade, não tenha receio de lhe dizer nada. Faça como o salmista, deposite em Deus a sua confiança:
1  Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação.
2  Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado.
5  Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.
6  Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado.
7  De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio (Sl 62.1,2,5-7).
Oração é um meio de comunicação com Deus que está disponível para você em qualquer hora e em qualquer lugar. Fale com Deus das suas necessidades e ouça Deus falar ao teu coração, Ele te mostrará a direção certa a seguir. Mas às vezes há algo necessário a ser feito também:
B – Busque por ajuda profissional
Na maioria das vezes, pensamentos suicidas indicam um transtorno de humor, como a depressão clínica. Assim como não há vergonha nenhuma em ter uma doença física, não precisamos sentir vergonha quando temos uma doença emocional. A depressão tem sido uma doença muito comum. Qualquer pessoa pode tê-la e ela pode ser tratada. Geralmente, é muito difícil você sair sozinho de uma depressão profunda. Mas com a ajuda de outra pessoa, você pode conseguir! Se você estiver precisando, procure um médico de confiança que trate a depressão. Procure um psicólogo e, se preciso for, procure até mesmo um psiquiátrica, mas não deixe de pedir ajuda.
Sentir desânimo é muito mais comum do que se pensa. Todos entram em situações assim em algum dia de sua vida, todos são tomados pelo sentimento de sentirem-se, em algum momento, desanimados. Mas, infelizmente, nem todos acham a saída desse labirinto, nem todos são libertados dessa prisão, porque nem todos pedem ajuda, preferem sofrer sozinhos mergulhados em suas angústias. Acredite em uma coisa: mesmo parecendo improvável a vitória é possível, a saída pode ser encontrada e a libertação pode ocorrer. É só pedir a ajuda correta e necessária!
03 – AINDA NÃO É O FIM PORQUE AINDA EXISTE ESPERANÇA
O livro de sua história ainda não chegou ao fim, ainda não chegou ao epílogo, você ainda não chegou ao fim da linha como pensa, você ainda não chegou ao fim do túnel, ao fundo do poço como imagina, porque há uma luz no fim do túnel, e ainda que esta luz seja apenas uma faísca ela pode iluminar o seu caminho e transformar-se em um sol incandescente que venha a iluminar toda a sua vida.
O desespero nos faz desejar sair do desenvolvimento da história de nossa vida e pular direto para o epílogo, enquanto que podemos ainda estar no prólogo de nossa história. Ainda existe esperança por mais sombrio que sejam as perspectivas de nossa vida. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Ela saiu do holocausto nazista dos judeus. E nos muros de um dos campos de concentração nazista foi encontrada esta frase: “Eu acredito no sol, mesmo quando não ilumina. Eu acredito no amor, mesmo quando não o sinto. Eu acredito em Deus, mesmo quando permanece calado”. Será que a tua vida é pior do que destas pessoas que enfrentaram os horrores de um campo de concentração nazista? Se eles tinham esperanças, você também pode ter; se havia esperanças para eles também há para você. Nunca desista! Nunca desista! A Bíblia reconhece que a vida é cheia de problemas:
1  O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação (Jó 14.1).
Mas o mesmo homem que escreveu isso também escreveu:
14  ... ainda que dizes que não o vês, a tua causa está diante dele; por isso, espera nele (Jó 35.14).
E Jesus disse:
33  ... No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo 16.33).
Em Deus sempre há esperanças. Em nosso texto básico podemos notar que a esperança do porvir era a motivação de Paulo. Este homem sabia o que era sofrer por Cristo, vemos isso em um de seu breve relato:
11  Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
12  Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez (Fp 4.11,12).
Mas este homem estufava o seu peito para dizer:
13  tudo posso naquele que me fortalece (Fp 4.13).
E porque ele tinha esperança não se rendia aos sofrimentos da vida, pois dizia:
8  Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;
9  perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos (2 Co 4.8-9).
Mesmo enfrentando tanto sofrimento, Paulo, em nosso texto básico, não está desistindo da vida, está apenas expressando a grande esperança que arde em seu peito:
23  Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.
Mas o zelo pelo evangelho o faz compreender e aceitar a sua permanência por mais tempo neste mundo, mesmo que isso represente mais sofrimento, mais angústia, mais aflição:
24  Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne.
25  E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé,
26  a fim de que aumente, quanto a mim, o motivo de vos gloriardes em Cristo Jesus, pela minha presença, de novo, convosco.
Mas também há mais recompensas e gozo pela vida. Hoje em dia, todos nós passamos por alguma situação trágica. Mas algumas pessoas se sentem completamente sem esperança, como se não existisse nenhuma luz no fim do túnel, nenhuma perspectiva de um futuro melhor. É assim que você se sente? A Bíblia garante que existe uma esperança para você. E essa esperança não é um mero sonho, Deus pode fazer com que ela se torne realidade em sua vida. Você pode confiar plenamente nessa esperança. Ela é uma boa razão para você não agir como um covarde e desistir da vida.
Às vezes, somos tirados da nossa zona de conforto e, de repente, somos lançados em um turbilhão de mudanças involuntárias e traumáticas da vida. Quando isso acontece logo nos vemos dizendo a nós mesmos: Acabou! Agora cheguei ao fim da linha, é o fim! Nesses momentos de angústia, nas encruzilhadas que a vida nos leva, somos colocados a aguardarmos a mudança dos ventos contrários para favoráveis, mudança que parece nunca chegar. É quando vemos até onde conseguimos manter nossos valores, nossas convicções e perseverar em nossos objetivos. Depois de uma espera que julgamos interminável, podemos chegar ao ponto de dizer: Agora chega! Cansei! Vou jogar tudo pro alto e desistir porque eu não suporto mais! Mas quando se sentir em um barco num mar agitado, nunca se esqueça de que a mensagem de esperança contida na Bíblia pode servir como uma âncora que lhe ajuda a recuperar a esperança.
Você já se sentiu desanimado pelas circunstâncias, pelas traições, pelo passado? Mas ao acordar pela manhã, mesmo desempregado, mesmo desiludido, mesmo desesperançado e endividado, a melhor alternativa é avançar, independentemente do que ocorreu ou do que ficou para trás. Eu sei que isso é difícil, não estou dizendo que será fácil, as lágrimas que rolam pela face não nos deixam esquecer, mas mesmo assim avance! Siga em frente que  chegada é logo ali. Não desista!
Não pense nas pessoas, porque nesta competição seu único adversário é você mesmo. Se avançarmos, vencemos nossos limites. Se desistirmos, perdemos para nós mesmos. Nesta corrida da vida é eu contra mim mesmo, é você contra você mesmo, ou eu me venço ou eu me perco, ou você se vença ou você se perde. Lute pela vitória!
Conclusão
Às vezes as pessoas nos machucam e temos a tendência de ficarmos prostrados, untando as feridas, impedindo que cicatrizem, e deixamos de prosseguir para o alvo, achando-nos vítimas, até tendo, muitas vezes, a linha de chegada bem a nossa frente, mas somos incapazes de dar o último passo. Mas não importa o que fizeram com você, o que interessa é você chegar até o fim. Avance! Falta pouco para chegar! A linha que está à sua frente não é a linha do fim, mas é a linha de chegada, é o recomeço, não desista no meio do caminho, mesmo se arrastando, mesmo esgotado, mesmo abatido e desanimado, toque a linha de chegada e sentirás a vitória.
Não desista. Os anos duros ajudarão a moldar seu caráter e são importantes para te capacitar a estar em um pedestal muito mais alto do que estás hoje. Porque desistir da vida não ameniza o problema de ninguém. Os problemas de cada pessoa a perseguem até que ela consiga superá-los. O sofrimento é um meio de aperfeiçoar o nosso ser. Aprendemos e nos fortalecemos com o sofrimento. Por isso, é melhor se conformar com os fatos e encará-los de frente, chorar o que tiver de chorar e depois ver que a vida não para. As decepções são vírgulas e não pontos-finais.
Caso você conheça alguém que esteja pensando em desistir da vida, mande o link dessa mensagem para ela. Tenho visto na internet que ela tem sido o meio de despedida de muitos suicidas. Também tenho visto que muitos procuram ajuda através dela antes de cometerem o ato suicida. Mas, infelizmente, tenho visto as pessoas orientarem a terem um animalzinho de estimação, um cãozinho, um gatinho, a tomarem chá de cidreira, de alecrim, de ginseng e poucos apresentam a verdadeira solução, o verdadeiro caminho, a verdadeira consolação, a verdadeira esperança que transforma vidas: Jesus e o seu sublime amor. Salve uma vida! Salve uma alma! Apresente Jesus para ela! Que Deus lhe abençoe! Amém!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com
Bibliografia:
Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Sociedade Bíblica do Brasil.