Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A GLÓRIA DE JESUS CRISTO

1  Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,
2  o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.
3  Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.
4  João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono
5  e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,
6  e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!
7  Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!
8  Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.
9  Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
10  Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,
11  dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.
12  Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro
13  e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.
14  A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;
15  os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.
16  Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
17  Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último
18  e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
19  Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.
20  Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas (Ap 1.1-20).
Introdução
Quem é Jesus Cristo? Como é a Sua personalidade? Quem é a Sua Pessoa? Quais são os Seus atributos? Qual o tamanho do Seu poder? Nosso estudo de hoje visa dar uma resposta adequada a todas estas perguntas. Veremos hoje que Jesus Cristo é o centro da eternidade, da História, da Igreja e do Céu.
A revelação da Palavra de Deus é aberta com a promessa de que nasceria da mulher o descendente, aquele que esmagaria a cabeça da serpente. Jesus Cristo é este descendente, Ele é o Cordeiro Imaculado de Deus por cujo sangue somos salvos e libertos. Ele é o Filho de Deus, o Mediador entre Deus e os homens, o Senhor de toda a terra e céus, o Salvador do mundo, o Criador dos céus e da terra, o Sustentador de todas as coisas e o Consolador da Igreja.
A Bíblia termina com o livro de Apocalipse e este livro é um relato da revelação de Jesus Cristo, da Sua glória, da Sua conquista, da Sua vitória, do Seu Reino e da Sua volta. Este livro não apresenta Jesus mais como um servo, como alguém que se humilha, que se cinge com uma toalha e toma uma bacia para lavar os pés dos discípulos. Jesus, não é aqui apresentado como alguém que está com fome, cansado ou com sede, ou como alguém que é apanhado, preso, acorrentado, açoitado, cuspido. O retrato que temos aqui é do Jesus da glória, do Jesus bendito, do Jesus vencedor, vitorioso, glorioso; a visão que temos aqui é do Cristo que reina e que vai voltar. Vamos tirar algumas lições para nossas vidas deste texto:
01 – A GRANDEZA DA PESSOA DE JESUS CRISTO
Observe que quando João se volta para ver quem falava com ele, João não viu a ninguém, ele viu os sete candeeiros de ouro, e o que são os sete candeeiros de ouro em Apocalipse? São as sete Igrejas:
20  Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.
Estas sete Igrejas representam a Igreja do Senhor Jesus Cristo. E no meio das sete Igrejas um como Filho do Homem:
12  Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro
13  e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.
Isso nos ensina que o Senhor Jesus está no meio da Igreja. Também nos ensina que o mundo não pode ver a Jesus a não ser por meio da Igreja. Jesus está na Igreja! Ele reina na Igreja! Ele é o Senhor da Igreja! Ele é o cabeça da Igreja! Ele é o dono da Igreja, pois a Bíblia diz:
9  e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação (Ap 5.9).
Jesus comprou a Igreja com o preço do Seu sacrifício lá na cruz do Calvário. Ele está presente na Igreja. E como Ele está na Igreja? Está na Igreja para conhecê-la. Jesus está no meio da Sua Igreja, é promessa dele e Ele está aqui hoje da mesma maneira como estava no passado, para sondar a Igreja, para conhecer a sua vida, o seu coração, os seus pensamentos, as suas lutas, as suas angústias, as suas lágrimas, os seus dramas e os seus sonhos. Jesus sonda as igrejas e as vai advertindo, corrigindo, disciplinando, encorajando. Jamais podemos nos reunir na Igreja sem a percepção da presença de Jesus. O que torna a Igreja diferente é a presença bendita de Jesus Cristo, é a glória do Cordeiro de Deus entre nós, conhecendo-nos, sondando-nos, corrigindo-nos, exortando-nos e trazendo-nos palavras de vitórias. E na forma como Jesus se apresenta a Sua Igreja neste texto, Ele deixa bem claro algumas características de Sua personalidade.
A – Jesus é o Grande Sumo Sacerdote e Rei
13  e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares...
Jesus apresenta-se como o grande Sumo Sacerdote, aquele que se veste com vestes talares. Por que Ele se apresenta como Sumo Sacerdote? Porque foi como Sumo Sacerdote que Ele nos reconciliou com Deus. Foi como Sumo Sacerdote que Ele se apresentou como sacrifício perfeito pelos nossos pecados, morrendo em nosso lugar. É por causa desse sacrifício que hoje você pode adorar a Deus, pode chegar até o Trono da graça de Deus e adorar ao Deus Todo Poderoso. Mas Ele apresenta mais:
13  ... e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.
Por que Ele se apresenta assim? No Velho Testamento, tanto o sacerdote como o rei tinham uma cinta, mas não à altura do peito, mas nos lombos e por que Jesus aqui está com a cinta não nos lombos, mas na altura do peito? Porque Ele é o Rei que ama, que governa pelo amor e não pela força, não no sentido de esmagar seus súditos, mas de ajudá-los. Ele é o Rei que deu a sua vida pelos seus súditos. Ele é o Rei que nos ama, que nos guarda, que nos protege e que nos abençoa.
B – Jesus é Eterno e Onisciente
14  A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve...
Esta figura significa que Jesus é eterno. Antes que o mundo veio a existir, ele já existia. Ele é o Pai da Eternidade. Foi Ele quem trouxe tudo à existência. Quando a Bíblia diz que Ele é eterno, significa que Ele não depende da criação. Ele não depende da criatura para ser Deus, Ele não deriva a Sua glória da criação. Deus não precisava nos criar para ser Deus, eternamente Deus, perfeitamente Deus, eternamente feliz, plenamente completo. Ele é eterno, Ele é completo, Ele vive por toda a eternidade. O texto ainda diz:
Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Ele é o princípio e o fim. E além de eterno Ele é onisciente:
14  ... os olhos, como chama de fogo.
Quando você vem para a igreja, quando você vai para casa, quando você está sozinho, em um lugar distante, em que ninguém te conhece, que ninguém sabe quem é você, os olhos, como chama de fogo de Jesus, te acompanha. Ele sabe quem é você. Ele sabe por onde você anda e o que anda fazendo. Ele sabe o que você pensa e o que você fala. Ele sabe o que você deseja e o que você maquina em sua mente; nada fica escondido do olhar penetrante do Senhor Jesus. Antes de você falar, antes de você maquinar um pensamento, Ele já sabe. Ele é Onisciente, Ele sabe tudo.
C – Jesus é Onipotente e Irresistível
15  os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.
Esta figura significa que Jesus é Onipotente e Irresistível. Nenhum reino, nenhum poder político, econômico, social e religioso pode resistir ao Senhorio de Jesus Cristo. Impérios se levantam, impérios caem, reis sobem ao trono, reis descem do trono, homens na sua insignificância conspiram contra Ele, blasfemam contra Ele, insultam-no, mas caem e cobrem-se de pó, porque a Bíblia diz que Jesus tem os pés como de bronze, aquele que levantar-se contra Ele vai ser esmagado, vai virar pó, porque Ele é Onipotente. E Jesus não é somente Onipotente:
15  ... a voz, como voz de muitas águas.
A sua voz é irresistível, ela é poderosa, ela despede chamas de fogo, ela faz tremer o deserto. Esta voz, quando fala, todos se calam, os céus se dobram, todo joelho se dobram, no inferno, todos os demônios se dobram, ninguém pode resistir à voz do Senhor Jesus Cristo. Ele é irresistível!
D – Jesus é Vitorioso e Glorioso
16  Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
O mundo inteiro será derrotado pela única arma do Senhor Jesus: a espada afiada de dois gumes, que é a Sua Palavra. A espada afiada que sai de sua boca são as palavras de juízo contra o pecado. A Bíblia diz que Jesus matará o anticristo com o sopro de sua boca. Reinos se dobrarão diante da Sua Palavra, inimigos se prostrarão diante da Sua Palavra, ninguém poderá resistir a essa arma poderosíssima. Por isso que a Bíblia diz que a Babilônia cairá, que o falso profeta cairá, que o anticristo cairá, que o dragão cairá, que a morte será vencida, que os ímpios serão lançados no lago de fogo e todos os inimigos que conspirarem contra Jesus serão derrotados pela espada que sai de sua boca.
E mais, Jesus Cristo vem com fulgor, brilhando como o sol, seu rosto brilhará como o sol na sua força, em todo o seu esplendor. Ninguém pode ver o sol sem ter a sua visão toldada. Dessa forma será a volta gloriosa de Cristo. Jesus Cristo é o conquistador e ao mesmo tempo o restaurador.
17  Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último
João está vendo o Jesus poderoso, que triunfou sobre a morte, que matou a morte, que venceu a morte. O Jesus que ressuscitou que arrancou o veneno da morte, o aguilhão da morte e conquistou para você e para mim a imortalidade. Agora, você não precisa mais temer a morte, como Paulo, pode perguntar: Onde está ó morte a tua vitória? Onde está ó morte o teu aguilhão?
Jesus Cristo não é aquele que esteve vivo, mas está morto. Jesus é aquele que esteve morto, mas está vivo. Ele não está em um crucifixo, não está dependurado em uma cruz, não está preso no túmulo, Ele está vivo, Ele reina, Ele é soberano, Ele é poderoso. E quando João vê a Jesus o que acontece?
17  Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último.
Aquele mesmo João que um dia se debruçou no peito de Jesus, quando vê este Jesus Glorioso, esplendoroso, cai prostrado aos seus pés, diante do fulgor de sua glória. Jesus põe a mão sobre ele e diz: não temas e restaura aquele homem que estava como morto por causa da glória de seu esplendor. Por isso que hoje devemos estranhar aqueles que demonstram ter tanta intimidade com o Senhor Jesus ressurreto, que dizem bater longo papo com Jesus. Nenhuma pessoa viu o Senhor Jesus na sua glória sem cair aterrado diante de sua manifestação. João, o discípulo que mais tinha intimidade com Jesus, ao vê-lo na sua glória, fica profundamente consternado e cai como morto, diante da manifestação do seu fulgor e da sua glória. Paulo, ao ver o esplendor da luz de Cristo fica cego. Esse é o Jesus que servimos e adoramos. Esta é a apresentação gloriosa do Senhor Jesus que o livro de Apocalipse nos apresenta.
02 – A GRANDEZA DA OBRA DE JESUS CRISTO
Depois de passarmos pela grandeza da Pessoa de Cristo, vamos agora ver a grandeza de sua obra. Não somente a Sua Pessoa é grandiosa, como também a sua obra. E como este texto demonstra a grandeza da obra de Jesus Cristo?
A – Jesus Cristo Ama a Sua Igreja
5  e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados.
Jesus ama você. Jesus se importa por você. Jesus sabe o seu nome. Ele conhece a sua família, conhece o seu passado, conhece o que você está sentindo neste momento, conhece o seu futuro. Você é muito precioso para Jesus! Se você crê nele, se você já foi lavado pelo seu sangue, remido pelo seu sangue, você é filho dele, você é herdeiro dele, você é ovelha dele, você é propriedade exclusiva dele, você é habitação dele, você é a menina dos olhos dele, você é a herança dele, você é a delícia dele. Você é extremamente precioso porque Ele ama você. E de que maneira Ele ama você? Diz a Bíblia que Ele te ama com amor eterno:
3  De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí (Je 31.3).
Jesus te ama com amor perseverante:
1  Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim (Jo 13.1).
Nós nos desiludimos com as pessoas, abandonamos as pessoas, rejeitamos as pessoas, mas Jesus não faz isso conosco. Ele nunca desiste de nós, mesmo quando tropeçamos, mesmo quando caímos, mesmo quando somos infiéis, Ele permanece fiel; o seu amor jamais cessa de nos buscar.
Jesus nos ama de uma maneira incondicional. Nosso amor sempre é condicional. Amamos as pessoas que nos amam, amamos as pessoas que nos são agradáveis, amamos as pessoas que merecem nosso amor, amamos aqueles que correspondem ao nosso amor, mas Deus é tão tremendo e Jesus é tão maravilhoso, que diz a Bíblia que o seu amor por nós é incondicional, porque Ele nos amou quando nós ainda éramos seus inimigos, quando nós não o buscávamos, quando não o queríamos, quando fugíamos dele, quando o rejeitávamos com toda a força da alma, mesmo assim, Ele nos amou profundamente, eternamente. Jesus nos ama com um amor sacrificial:
20  logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim (Gl 2.20).
Jesus nos amou tanto que morreu por nós, que se entregou na cruz por nós. Este é o tipo do amor que Jesus Cristo tem por nós.
B – Jesus Cristo Morreu Pela Sua Igreja
5  e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados.
Quando o texto fala do amor, o verbo está no presente do indicativo (Ele ama), quando fala da libertação, o verbo está no pretérito perfeito (Ele libertou), no passado, um fato que ocorreu e que não ocorre mais, um fato consumado, que já aconteceu a seu favor e o que aconteceu a seu favor? Ele morreu por você. Ele verteu seu sangue por você. Ele morreu em seu lugar, em seu favor, para dar a você perdão, para dar a você redenção, para dar a você restauração, para dar a você vida eterna.
Jesus nasceu para morrer sacrificialmente. Quando nasceu, não havia lugar para Ele em uma estalagem; Ele nasceu em uma manjedoura, em uma estrebaria. Ele foi para lá porque era um Cordeiro, O Cordeiro de Deus e como Cordeiro de Deus, Ele veio para morrer, a sua missão era morrer, não havia outra possibilidade para a sua salvação a não ser pela morte de Jesus Cristo. Por isso que Apocalipse diz que O Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo:
8 e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Ap 13.8).
Na mente de Deus, nos Decretos de Deus, a morte de Cristo já estava definida e estabelecida. Está é a principal missão de Jesus Cristo aqui neste mundo; Ele veio para morrer.
C – Jesus Cristo Engrandeceu a Sua Igreja
e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!
Para que Deus perdoou você? Para que Deus salvou você? Para que você faz parte da Igreja? Por que você se reúne aos Domingos em um templo religioso? Por que você se professa cristão? Por que você tem uma Bíblia, lê a Bíblia e faz orações? Por que você traz suas ofertas ao altar? Por quê? Para que? Quem é você? A Bíblia diz que Deus, por meio de Jesus, fez de você um sacerdote. Qual a importância disso? É que agora você tem livre acesso a Deus sem necessidade de qualquer intermediação. No Antigo Testamento, nenhuma pessoa podia ir direto a Deus, tinha que ter um sacerdote para representá-la diante de Deus, para pegar o sacrifício e apresentar aquele sacrifício em seu lugar, em seu favor. Com a morte de Cristo, o véu do santuário foi rasgado:
37  Mas Jesus, dando um grande brado, expirou.
38  E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo (Lc 15.37,38).
Isso significa que você foi feito sacerdote e agora você tem livre acesso à presença de Deus. Isso significa que na Igreja de Deus não tem clero e leigo, esta concepção não é bíblica mais. Nem um pastor, nem um missionário, nem um obreiro, nem um evangelista tem mais acesso a Deus do que você que crê no Senhor Jesus. Nenhum sacerdote existe hoje que possa representar você. Não, hoje você é sacerdote, o caminho foi aberto e você tem livre acesso à presença de Deus.
Jesus fez ainda mais por você, Ele nos constituiu reino. O que significa isso? Que você agora, além de salvo, remido, cidadão do céu, você é um filho do Rei, você é um herdeiro do Rei, herdeiro do reino, você vai reinar com Cristo, você tem todas as prerrogativas de um rei, porque você vai assentar-se em trono e vai reinar com Cristo por toda a eternidade.
Quantos de nós não reverenciamos autoridades importantes, mas a nossa posição é mais honrosa do que de governadores e presidentes, porque eles assentam-se em cadeiras terrenas e tem um tempo limitado de governo, mas você vai reinar com Cristo para sempre. Diz a Bíblia que nos assentaremos em tronos e reinaremos com Ele por toda a eternidade, pelos séculos dos séculos. Esta é a posição gloriosa que nos aguarda.
D – Jesus Cristo Voltará Para Buscar a Sua Igreja
Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!
Você que é filho de Deus. Você que é salvo por Jesus Cristo, aguarda aquele evento que será o mais espetacular da História. O melhor da História está por vir. A Bíblia diz que o Senhor Jesus Cristo, ao sinal da trombeta de Deus, aparecerá entre as nuvens, escoltado pelos anjos, na companhia de todos os santos, virá com grande poder e glória, com uma vinda física, visível, pessoal, poderosa, gloriosa, majestosa, vitoriosa.
Naquele dia, se alguns de nós já tivermos dormido no Senhor, diz a Bíblia que antes dos vivos serem transformados e arrebatados para encontrarem-se com o Senhor Jesus nos ares, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, com corpos imortais, com corpos gloriosos, poderosos, espirituais, celestiais, semelhante ao corpo da glória de Cristo e nós subiremos para estarmos com Ele para todo o sempre. Esta é uma verdade absolutamente consoladora e gloriosa para o nosso coração. Esta é a obra grandiosa de Jesus Cristo.
03 – AS IMPLICAÇÕES DESTAS VERDADES PARA NOSSAS VIDAS HOJE
Com toda certeza Jesus Cristo é quem Ele se aparentou ser às sete igrejas. Com toda certeza Jesus Cristo é quem e como Ele se apresentou às sete igrejas. Com certeza Jesus Cristo é quem a Bíblia diz que Ele é. E por Ele nos amar tanto, e por Ele ter morrido por nós, e por Ele ter nos exaltados, com certeza Ele vai voltar para nos buscar. Destas verdades podemos tirar algumas implicações práticas para nossas vidas.
A – Não Precisamos Temer a Vida
9  Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
João está em uma situação muito difícil. Velho, exilado e único sobrevivente do grupo apostólico. Depois de uma implacável perseguição pelo Imperador Nero, levanta-se outro imperador tão implacável quanto Nero, que é o imperador Domiciano. Homem mau, homem violento, homem sanguinário, que persegue implacavelmente a Igreja. Homem que vai banir para a ilha de Patmos o apóstolo João. Uma ilha vulcânica, de trabalhos forçados, isolando-o de sua família, de sua igreja, do povo de Deus. Muito provavelmente qualquer prisioneiro ali morreria naquela ilha. Mas, diz a Bíblia que no momento em que João é isolado na ilha de Patmos, o céu se abriu para ele:
1  Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas (Ap 4.1).
O que isso significa? Significa que você não precisa temer as lutas, as provas, as angústias, as tragédias da vida, porque quando o mundo perseguir você, quando o mundo encurralar você, quando o mundo prender você, Deus abre uma porta do céu e te revela o quanto você é vitorioso em Cristo Jesus. Você não precisa ter medo, sabe por quê? Porque Jesus Cristo revela-se assim:
17  ... Não temas; eu sou o primeiro e o último
18  e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
Jesus Cristo vive! Por isso, você não precisa temer a vida, não precisa temer a enfermidade, não precisa ter medo do amanhã, não precisa viver ansioso, não precisa ficar inseguro, porque aquele que vive, e vive eternamente, é o seu Deus, é o seu Senhor, é o seu amigo, é o seu companheiro e Ele nunca vai abandonar você. Ainda que você desça ao vale da sombra da morte, Ele vai estar do seu lado, ainda que você atravessa noites escuras, ele vai estar consolando a sua alma, ainda que você esteja sozinho e abandonado pelos amigos e até pela família, Ele não vai desamparar você.
B – Não Precisamos Temer a Morte
Também não precisamos temer a morte. A morte é uma inimiga vencida, derrotada por Jesus Cristo quando ressuscitou.
17  Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último
18  e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
A morte é o rei dos terrores e as pessoas tem muito medo da morte. Jesus está dizendo aqui que você não precisa mais ter medo da morte, porque Ele passou pela morte, Ele mergulhou nas entranhas da morte, Ele matou a morte, Ele tirou o veneno da morte, Ele tirou o poder da morte, Ele triunfou sobre a morte. Ele ressuscitou e matou a morte para ela nunca mais reviver. A morte não tem mais a última palavra, a morte não tem mais autoridade, porque ela já foi vencida, ela já foi tragada pela vitória, e agora o Senhor Jesus está dizendo para a Sua Igreja que ela não precisa mais temer a morte porque Ele já venceu a morte.
54  E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.
55  Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão (1 Co 15.54,55)?
A morte deve trazer ao cristão esperança. Esperança de, ao fechar os olhos aqui na terra, abri-los na eternidade com Deus. Esta esperança deve se estender até mesmo a queridos salvos e regenerados por Cristo que já partiram. O Hino 191 diz assim:
Muitos de nós já foram
Cantar no céu louvor;
Com os remidos cantam
A Cristo, o Redentor.
Santo rio! Junto ao rio
Vou cantar, também,
Onde as vozes nunca cessam,
Na Jerusalém.
C – Não Precisamos Temer o Futuro
1  Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João.
O texto não diz das coisas que podem acontecer, que talvez aconteçam, mas das coisas que devem acontecer. Isso significa que a História não é um caminhão sem freio, desgovernado, ladeira abaixo, que caminha rápido para um desastre. Os existencialistas dizem que a História está sem rumo e que caminha para um desastre. A História não é cíclica, como diziam os pensadores gregos, que o que já foi hoje, já foi ontem, que o que é hoje será amanhã. A História é teleológica, a História caminha para um fim, a História está nas mãos do Senhor Jesus e Ele está com as rédeas em suas mãos. Ele governa a História. Nem um fio de seu cabelo pode ser tocado sem que Ele permita. Ele é o Soberano e governa a História. Ele está dizendo das coisas que devem acontecer.
O nosso Deus está em um alto e sublime Trono. O Deus da Igreja está com o livro da História nas mãos e Ele tem autoridade para abrir os selos e desatar os selos e dar explicação e sentido à História.
D – Não Precisamos Ter Medo da Eternidade
Você não precisa ter medo da vida, não precisa ter medo da morte, não precisa ter medo do amanhã e não precisa ter medo da eternidade, pois Jesus diz:
18  e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
Quando a História fechar a cortina e Deus colocar um ponto final na História, quando Deus restaurar todas as coisas e criar novos céus e nova terra, onde haverá justiça, Jesus estará lá, como nosso Deus, como nosso Senhor, como nosso Salvador, como nosso Rei, como nosso amigo, lá na eternidade, vastíssima e insondável eternidade, lá Ele estará conosco e nada poderá nos afastar de seu amor. Estaremos eternamente seguros, protegidos e guardados. Podemos tranquilamente dizer como Paulo:
38  Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
39  nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8.38,39).
Conclusão
Que bênção é servirmos a este Jesus glorioso. Glorioso em Sua Pessoa, glorioso em sua obra. Que bênção pertencermos a este Jesus vitorioso, Soberano, eterno, Rei absoluto, sacerdote perfeito. Portanto, se você pertence a Ele, se você serve a Ele, se Ele é o Senhor de sua vida, não tenha medo da vida, não tenha medo da morte, não tenha medo do amanhã, não tenha medo da eternidade, porque Jesus venceu a morte e Ele está vivo, assentado no Trono de Deus. Ele reinará por toda a eternidade e nós reinaremos com Ele para todo o sempre. Que Deus nos abençoe e aplique esta palavra ao nosso coração. Amém!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com
Bibliografia:
Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Hernandes Dias Lopes: Mensagem A Glória Incomparável do Nosso Redentor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário