Para Refletir

Há momentos na vida difíceis de serem suportados, em que a única vontade que sentimos é de chorar, pois parecem arruinar para sempre nossa vida. Quando um destes momentos chegar, lembre-se que ainda não chegou o fim, que a sua história ainda não acabou e que ainda há esperança. Corrie Ten Boom disse: "não há abismo tão profundo que o amor de Deus não seja ainda mais profundo". Este amor você encontra aqui, um lugar de esperança, consolo e paz, e aqui encontrará a oportunidade de conhecer a verdadeira vida, uma vida abundante com Cristo.

sábado, 13 de agosto de 2016

A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO DIÁRIA DA PALAVRA DE DEUS

16  Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
17  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2 Tm 3.16,17).
Introdução
A comunhão e intimidade com Deus passam pela leitura e pela prática da Palavra de Deus. Este é um princípio que jamais perderá seu valor, jamais ficará ultrapassado e jamais deve ser negligenciado por aquele que ama ao Senhor. Também é fato que, para praticarmos a vontade de Deus, precisamos, primeiramente, conhecer qual é a vontade de Deus e não conheceremos a vontade de Deus de nenhuma outra forma se não for pela leitura e estudo da Palavra de Deus.
Outra importância da Palavra de Deus é o seu poder. Ela não somente tem o poder de transformar nossas vidas, como também o de nos conceder vitória sobre nossos inimigos. Jesus, no início do seu ministério, passou por uma provação e Ele venceu o inimigo declarando textos da Palavra de Deus, pois em todas as investidas do diabo, Jesus respondia: “está escrito”. Assim como Jesus, cada filho de Deus também passará por provações que visam provar a sua fé, e ninguém conseguirá vencer as provações pelas suas próprias forças, mas tão somente pelo poder de Deus e de Sua Palavra.
O fato é que Deus conduz os seus filhos a provação e o diabo os conduz à tentação. Por isso, precisamos ser cheios da Palavra de Deus, pois é através dela que alcançaremos a aprovação de Deus em qualquer situação. Com isso, somos desafiados em nossa caminhada a lermos a Bíblia diariamente para consolidar a nossa vida com Jesus, pois a Palavra de Deus deve habitar ricamente em cada um de nós, conforme nos preceitua a própria Escritura:
16  Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração (Cl 3.16).
De acordo com o nosso texto básico, nós só podemos ser ensinados, repreendidos, corrigidos e educados na justiça através da palavra de Deus e este será o assunto de nossa lição de hoje. Vamos a ela!
01 – A PALAVRA DE DEUS DEVE SER A NOSSA ÚNICA FONTE DE ENSINO ESPIRITUAL E DOUTRINÁRIO
16  Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino...
Paulo declara que a Bíblia é útil, ou seja, ela não tem um fim em si mesmo, mas possui continuidade, praticidade, principalmente no ensino. Ser ensinado significa ser instruído, adestrado, habilitado através do ensino repetitivo da Palavra de Deus. A concepção de que A Palavra de Deus não é suficiente para dirigir e orientar as nossas vidas é um erro muito grosseiro.
A leitura diária da Palavra de Deus gera em nós a disciplina no sentido de sermos bem organizados. Todo discípulo que tem o governo de Deus aplicado na sua vida precisa ser bem disciplinado, organizado, pois Deus confiou responsabilidades a cada um de nós e iremos prestar contas a Ele. Uma destas responsabilidades está ligada a mordomia do tempo, e se quisermos ser bem disciplinados e organizados, temos que começar administrando bem o nosso tempo.
Muitas vezes passamos horas em frente de um computador ou em frente de uma televisão vendo um filme ou algum outro programa e deixamos de ler a Palavra de Deus, que é o mais importante para o nosso crescimento espiritual. Passam-se os anos da nossa vida e continuamos sendo crianças espirituais, sem força para vencermos os nossos desafios. Isto denuncia que ainda somos desorganizados, pois se não estamos conseguindo ler a Palavra de Deus diariamente, é porque não estamos administrando bem o nosso tempo.
E como podemos administrar bem o nosso tempo? Para que haja uma boa administração do nosso tempo precisamos aprender a estabelecer alvos para nós atingirmos. Ninguém se empenha para alcançar alguma coisa se não tiver um objetivo bem determinado. Quando não estabelecemos alvos, nós ficamos perdidos e sem um rumo certo para seguirmos, e então, acabamos nos desanimando e não chegamos a nenhum lugar.
Este é o motivo pelo qual a maioria das pessoas que se dizem discípulos de Jesus ainda são fracas na fé. Se fizermos uma estatística no meio da igreja para sabermos quem já leu toda a Bíblia pelo menos uma vez, iremos nos surpreender com o número de pessoas que ainda não tiveram esta experiência, inclusive muitos líderes.
A razão de não lermos a Palavra de Deus diariamente está nas prioridades, pois somente aquilo que priorizamos é o que praticamos na vida, e priorizamos somente aquilo que valorizamos. A prova de que o reino de Deus está sendo aplicado em nossa vida é quando priorizamos buscá-lo em primeiro lugar.
33  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mt 6.33).
E meditar diariamente na Palavra de Deus é priorizar o Reino de Deus em nossas vidas. Precisamos ler todos os dias a Palavra de Deus para o nosso ensino. E não é isso que nos ensina o nosso texto básico?
16  Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
17  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2 Tm 3.16,17).
Podemos entender que ensino se refere ao aspecto doutrinal das Escrituras Sagradas. Trata-se, portanto, de todo o ensino a respeito de Deus, Jesus, o Espírito Santo, a Igreja e o ser humano. Tudo que nós precisamos para nosso ensino espiritual está na Bíblia. Ela é o nosso guia espiritual. Ela e somente ela nos conduz ao verdadeiro caminho para o céu. Ela é completa para isso. Ela é poderosa para nos convencer.
12  Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração (Hb 4.12).
A Escritura nos ensina acerca de quem é Deus e qual é a Sua vontade. De como Ele entrou conosco em aliança e enviou a Jesus Cristo para realizar a salvação do seu povo. Ensina também a respeito do papel do Espírito Santo na vida da Igreja. Fala também da esperança que nos está guardada nos céus, a qual nos será revelada na segunda vinda de Jesus Cristo. Quando abrimos as Escrituras Sagradas encontramos tudo isso em seus livros. E não são estas as respostas às perguntas que permeiam a humanidade? Por isso precisamos, urgentemente, criar o hábito de meditar diariamente na Palavra de Deus para sermos fortalecidos na fé.
02 – A PALAVRA DE DEUS É APTA PARA A REPREENSÃO
16  Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil ... para a repreensão...
Ser repreendido significa ser admoestado, ser censurado, ser advertido, ou seja, ela nos faz enxergar a verdade, nos faz lembrar da verdade. Já nos dias de Timóteo, muitos ensinos distorcidos começaram a aparecer, todos disseminados por falsos mestres. Paulo muito nos adverte sobre eles:
16  Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.
17  Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto.
18  Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns (2 Tm 2.16-18).
8  Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;
9  porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade (Cl 2.8-9).
A Bíblia revela o erro doutrinal e também o erro de atitudes que possam existir na vida do cristão. A necessidade primária para o registro das Escrituras Sagradas foi o pecado do homem. No Éden não havia necessidade das Escrituras, porque o livro de Deus era a sua própria criação que proclama a glória de Deus. Todavia, com o pecado, o homem perdeu o discernimento espiritual de poder ver a glória de Deus manifesta na criação. Portanto, a Revelação Geral, que é a revelação de Deus por meio da criação, que não tem o propósito de redimir, mas apenas de testemunhar, tornou-se incompleta e insuficiente para conduzir o homem a um relacionamento pessoal e consciente com Deus.
A Bíblia foi escrita para registrar, de forma inerrante, a vontade de Deus para a vida do homem, como consequência lógica de seu desvio espiritual causado pela Queda, para orientar o homem a servir a Deus neste mundo e evitar os desvios naturais do homem, frutos de seu pecado. Por isso, só se considera adequada a revelação de Deus contida na Bíblia.
A Palavra de Deus dá ao homem a resposta adequada às suas necessidades espirituais, apontando para Jesus Cristo e para o poder de Deus. Nela encontramos a esperança da vida preparada, realizada e consumada por Deus. Por isso que somos orientados a buscar nela a orientação para nossas vidas:
39  Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim (Jo 5.39).
Sem a orientação revelada de Deus seríamos prejudicados por não sabermos como andar retamente. Ela é poderosa para nos ensinar e nos repreender. Quantas vezes, após ler a Palavra de Deus ou após ouvir uma mensagem bíblica, você pensou: “essa mensagem é para mim”. De fato, é o próprio Deus que lhe fala por meio das Escrituras Sagradas.
03 – A PALAVRA DE DEUS É APTA PARA A CORREÇÃO
16  Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil ... para a correção...
Ser corrigido significa ser restaurado, reconstruído, melhorado, feito novamente. Não basta que a Bíblia me aponte o erro. Ela também precisa me mostrar como corrigir a falha. E ela faz isso! Ao mesmo tempo em que somos confrontados com nossas falhas, seja de ordem doutrinal ou moral, a Bíblia nos mostra o caminho para nos corrigirmos. Paulo nos adverte:
20  Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra.
21  Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra (2 Tm 2.20-21).
E como evitar os erros? Conhecendo a verdade. A purificação se dá pelo estudo cuidadoso da palavra de Deus e pela prática constante dos seus ensinos. A estratégia preferida de Satanás tem sido a de deturpar a Palavra de Deus. O homem moderno, falando da possibilidade de “uma leitura diferente das Escrituras”, tem ensinado muitas aberrações antibíblicas. Quantas heresias surgiram e continuam surgindo, supostamente baseadas em textos bíblicos? Há pessoas que negam a divindade de Cristo pela Bíblia. São heresias baseadas em trechos isolados da Bíblia.
Precisamos estar vigilantes para que não sejamos seduzidos pela astúcia do inimigo que sabe muito bem agir com sutileza. Satanás procura tirar a certeza que temos da Palavra, para vacilarmos em nossa fé, abrindo, assim, uma brecha para a sua ação mais efetiva em nossa vida.
O diabo conhece as fraquezas e os deslizes de cada um de nós. Ele sabe onde afetar e onde sustentar desejos pecaminosos. Mas quando alguém cai, o pecado cometido não é cobrado de Satanás, mas da pessoa que se deixou seduzir por ele; foi o que aconteceu com Adão e Eva. Deus começou a sua punição com a serpente, passou pela Eva e terminou em Adão. Todos foram punidos! A recomendação bíblica é para resistirmos ao maligno e isso nós conseguiremos somente através da leitura diária da Palavra de Deus e com oração.
A Bíblia, sendo a fonte e norma de todo o conhecimento e prática cristã, nos apresenta os princípios de Deus que se adéquam a todas as nossas necessidades, em quaisquer épocas e circunstâncias. Todavia, a Bíblia não é um livro mágico, por meio do qual exercitamos a nossa “sorte espiritual”, abrindo-a ao acaso para procurar saber qual a vontade de Deus para a nossa vida em determinada situação, mediante um texto escolhido pelo apontamento de um dedo. Ela é tão poderosa que até mesmo ao acaso ela age, porque ela não é uma palavra morta, mas ela é viva e eficaz. Entretanto, não devemos proceder assim em nossa meditação diária.
Precisamos conhecer a vontade de Deus sim, mas isso nós conseguiremos somente com discernimento espiritual, mediante a leitura e meditação diária da Palavra de Deus. Esta leitura diária nos deixará sábios e próximos de Deus. É exatamente isso que Paulo recomenda a Igreja:
15  Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,
16  remindo o tempo, porque os dias são maus.
17  Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor (Ef 5.15-17).
Paulo estimula a Igreja a usar positivamente a sua capacidade de raciocínio, a fim de compreender a vontade de Deus, de aplicar à sua existência os ensinamentos das Escrituras Sagradas. É isso que nos leva a conhecer a vontade de Deus e a praticá-la, mas nos leva também a reconhecer quando desobedecemos e nos conduz ao arrependimento, a confessarmos os nossos pecados, nos corrigindo do nosso procedimento pecaminoso.
04- A PALAVRA DE DEUS DEVE SER A NOSSA ÚNICA FONTE DE EDUCAÇÃO ESPIRITUAL
16  Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ... a educação na justiça,
17  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
Ser educado significa receber formação, instruções, ganhar mais habilidades. Todo estudo da Palavra de Deus nos conduz ao maior conhecimento de Deus e de Sua vontade, bem como nos leva também ao entendimento de nós mesmos e de nossa responsabilidade. Por isso, toda a Bíblia é altamente instrutiva.
A Bíblia é rica em informação para o cristão que deseja andar nos caminhos do Senhor. É isso que devemos entender com o “ser educado na justiça”. Ensinando, repreendendo, e corrigindo, a Bíblia vai nos educando para Deus. É por esses motivos que nós devemos promover a leitura diária da Palavra de Deus, pois ela se torna uma ferramenta eficaz de cooperação para a formação da vida dos discípulos de Cristo.
A leitura diária da Palavra de Deus gera em nós a perseverança. Precisamos ser perseverantes para conseguirmos atingir o nosso principal alvo que é a nossa salvação, pois a perseverança não está associada apenas a um programa de leitura da Palavra, mas ela está, primeiramente, associada a nossa salvação:
12  E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.
13  Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo (Mt 24.12,13).
Se não somos perseverantes para cumprirmos um alvo de leitura diária da Palavra de Deus, como iremos perseverar para alcançarmos a nossa salvação? Se tivermos um alvo para atingirmos, precisamos dar passos práticos para alcançarmos, e isso vai exigir muita perseverança.
Sempre irão surgir situações para nos desviarmos do alvo que estamos propondo atingir. Por isso precisamos priorizar a leitura da Palavra de Deus, de preferência, logo pela manhã, pois se nos enchermos dela logo no começo do dia, nós teremos, antecipadamente, mais recursos para vencermos as tentações que surgem no dia a dia. Precisamos aprender a perseverar em guardar a Palavra de Deus no nosso coração, como o fazia o salmista:
11  Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti (Sl 119.11).
Se assim for, estaremos sendo santificados diariamente pela Palavra de Deus, conforme orou o nosso Senhor Jesus:
17  Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo 17.17).
Tudo é vencido pela fé e a Palavra de Deus é a fonte da nossa fé:
17  E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo (Rm 10.17).
E nunca se esqueça de que o justo viverá da fé:
6  De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam (Hb 11.6).
Pois é pela fé que nós poderemos agradar a Deus, vencermos as tentações e o diabo, alcançarmos as promessas e darmos bom testemunho. Também o desafio da leitura diária da Palavra de Deus é para que toda a Igreja chegue a unidade da fé, pois é pela leitura diária da Palavra de Deus que é gerado em nós a unidade da fé. E esta unidade da fé deve ser o alvo da Igreja de Cristo:
13  Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
14  para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
15  Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16  de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor (Ef 4.13-16).
Esta unidade é todos os discípulos aprendendo a ouvir a voz do Senhor simultaneamente, todos falando a mesma coisa, tendo um mesmo sentimento, um mesmo amor.
1  Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias,
2  completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento (Fp 2.1,2).
Conseguimos isso quando todos leem a Palavra de Deus e compartilham sobre o mesmo assunto quando estiverem juntos, pois juntos somos edificados em amor e isto só é possível quando somos cheios da Palavra de Deus.
A leitura diária da Palavra de Deus gera em nós a sensibilidade espiritual. Deus fala conosco através da Sua Palavra, por isso precisamos estar cheios dela, para sermos mais sensíveis e ouvirmos a Sua voz. Deus nos chamou para vivermos em comunhão com Ele, pois esta é a Sua vontade desde o princípio da criação. A Bíblia diz que Deus andava pelo Jardim na viração do dia para falar com o homem que Ele havia criado. E também temos o exemplo de Jesus que vivia constantemente em sintonia com o Pai, pois Ele era sensível a voz do Pai:
30  Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou (Jo 5.30).
Jesus também era sensível a presença do Pai:
29  E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada (Jo 8.29).
Esta sensibilidade só vem através da Palavra de Deus. Deus quer que seus filhos sejam sensíveis para ouvir a Sua voz. Ele continua falando particularmente a cada um de nós, trazendo conselhos e direção para caminharmos e crescermos espiritualmente. Devemos desejar ardentemente a Palavra de Deus:
1  Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,
desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,
3  se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso (1 Pd 2.1-3).
Conclusão
A Bíblia tem papel de destaque na existência da Igreja e a Palavra de Deus é suficiente para a vida do crente e da Igreja. Ao ouvi-la e estudá-la devemos sempre lembrar de que ela é a voz de Deus, quando exposta fielmente. A Bíblia nunca será superficial quando divulgada com clareza e entendimento ao povo de Deus. Além disso, ela nos capacita a identificar as armadilhas de Satanás e nos ensina como resistir ao mal, sem permitir sermos seduzidos. Se queremos conhecer a vontade de Deus, o primeiro passo para isso é a reflexão constante em Sua Palavra. Que cada um faça a sua parte para que o todo seja beneficiado. Que Deus assim nos abençoe! Amém!
Luiz Lobianco
luizlobianco@hotmail.com
Bibliografia:
Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Sociedade Bíblica do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário